A campeã Itália dominou a seleção do Mundial Masculino de Vôlei 2025, após garantir o quito título da competição na sua história ao bater a Bulgária por 3 sets a 1, na manhã deste domingo (28/9), em Manila, nas Filipinas. A Azzurra, campeã nas edições de 1990, 1994, 1998, 2022 e 2025, emplacou quatro nomes na premiação divulgada logo após a final.
O ponteiro Michieletto, o levantador Giannelli, o líbero Balaso e o oposto Romanò foram listados entre os melhores do Mundial Masculino de Vôlei. Michieletto foi eleito o MVP, melhor jogador do torneio.
A vice-campeã Bulgária emplacou o ponteiro Aleksandar Nikolov, e o central Grozdanov. A Polônia, que foi eliminada ontem na semifinal pela Itália e ficou com a medalha de bronze ao derrotar a República Tcheca por 3 a 1, mais cedo, foi representada pelo central Kochanowski.
O búlgaro Aleksandar Nikolov foi maior pontuador do Mundial com 173 pontos, seguido pelo belga Reggers, com 106, e do oposto tcheco Indra, também com 106 pontos. Michieletto foi quinto colocado, com 93 pontos, um a mais que seu companheiro de equipe, o oposto Romanò. A Itália terminou o Mundial com três jogadores no top 10 de pontuação. Além de Michieletto e Romanò, o ponteiro Bottolo marcou 87 pontos.
Seleção do Mundial Masculino de Vôlei 2025
MVP: Michieletto (ITA)
Levantador: Giannelli (ITA)
Oposto: Romanò (ITA)
Pontas: Michieletto (ITA) e Aleksandar Nikolov (BUL)
Centrais: Kochanowski (POL) e Grozdanov (BUL)
Líbero: Balaso (ITA)