O Osasco/São Cristóvão Saúde anunciou, nesta terça-feira (4/2), novidades no seu projeto Osasco Cidade do Vôlei. Após a peneira para seleção de atletas para categorias de base, agora é a vez Núcleo Raízes, cuja missão é garantir o direito ao acesso ao esporte a meninas de 8 a 17 anos residentes ou estudantes do município.
Visando formar cidadãs, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e resiliência, além de desenvolver habilidades sociais essenciais para a vida, o Projeto Núcleo Raízes abriu inscrições a partir desta segunda-feira. As interessadas devem comparecer no Centro de Desenvolvimento (Rua Thomás Antônio Gonzaga, 251, Jd. Cipava), entre 8h e 12h, acompanhadas de um dos responsáveis:
Confira o calendário de inscrições:
– Segunda-feira (3/2) – Voleibol
Nascidas entre 2016 e 2017 (8 e 9 anos)
– Terça-feira (4/2) – Voleibol
Nascidas entre 2014 e 2015 (10 e 11 anos)
– Quarta-feira (5/2) – Voleibol
Nascidas entre 2012 e 2013 (12 e 13 anos)
– Quinta-feira (6/2) – Voleibol
Nascidas entre 2010 e 2011 (14 e 15 anos)
– Sexta-feira (7/2)
Nascidas entre 2008 e 2009 (16 e 17 anos) – Voleibol
Nascidas entre 2008 a 2013 (12 a 17 anos) – Basquete
Ao comparecer ao Centro de Desenvolvimento, as candidatas precisam preencher e assinar a Ficha de Inscrição e PAR-Q (no local). Também é necessário levar um atestado médico para a prática de esportes; uma declaração de escolaridade referente ao ano de 2025 ou uma cópia do comprovante de residência em Osasco no nome de um dos pais; uma foto no “formato” 3×4; uma cópia do RG e do CPF da aluna.
– É com imensa alegria que iniciamos esse projeto em parceria com a Prefeitura de Osasco. Estamos envolvidos de corpo e alma, tanto para o Núcleo Raízes como para as categorias de base, a qual já fizemos uma peneira e em breve iniciaremos as atividades. O esporte é uma das ferramentas mais poderosas para proporcionar um futuro repleto de oportunidades. E estou falando não somente do esporte, mas de cidadania – comenta o técnico Luizomar de Moura.
O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, se envolveu diretamente no projeto. Além do apoio, tem auxiliado na divulgação, inclusive gravando um vídeo ao lado de Luizomar, convocando as meninas a se inscrever.
– Osasco é a cidade do vôlei e esse é um projeto muito importante em relação ao esportivo, mas também pensando no lado social e de formação dessas meninas. O sangue do voleibol estará nas veias da gestão pública de Osasco, fazendo com que nós possamos transformar a vida de muitas pessoas – afirmou.
O primeiro a anunciar os projetos foi Rogério Lins, ex-prefeito osasquense e atual secretário municipal de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo.
– Essa notícia é para quem ama o esporte. O projeto ADC Bradesco está sendo substituído pelo projeto Osasco Voleibol Clube, único time feminino brasileiro campeão mundial. Nessa mega infraestrutura teremos, além da administração do alto rendimento, também as categorias de base e núcleos de formação. Além de incentivar as meninas a praticar esporte, eles terão a chance de, um dia, jogar na nossa equipe principal – disse Lins, em vídeo nas redes sociais.
As novas atividades serão conduzidas por professores de educação física especializados, que, além de incentivar a prática esportiva, promoverão o fortalecimento de vínculos, o aprendizado coletivo e o desenvolvimento integral de cada participante.
– O projeto também tem um papel fundamental na inclusão social, acolhendo crianças e adolescentes de diversas comunidades – completa Luizomar.
CATEGORIA DE BASE
Sob o comando de Jefferson Arosti, as categorias de base já começaram a preparação para a temporada. Em princípio, Osasco contará com as categorias sub-19 e sub-21.
– Organizamos um processo seletivo e estou confiante no potencial das meninas. Osasco sempre foi conhecido por seu DNA formador e esse projeto fortalece essa vocação – comenta Arosti, que também coordenou as seletivas e a recepção das novas atletas da equipe osasquense.
O site do projeto traz mais informações sobre o Projeto Núcleo Raízes e as categorias de base.