A partir do próximo ano, o projeto do Osasco/São Cristóvão Saúde passará a contar com equipes nas categorias de base. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12/12), numa ação em conjunto do projeto com a prefeitura local.
– Essa notícia é para quem ama o esporte. O projeto ADC Bradesco está sendo substituído pelo projeto Osasco Voleibol Clube, único time feminino brasileiro campeão mundial. Nessa mega infraestrutura teremos, além da administração do alto rendimento, também as categorias de base e núcleos de formação. Além de incentivar as meninas a praticar esporte, eles terão a chance de, um dia, jogar na nossa equipe principal – disse o prefeito Rogério Lins, em vídeo nas redes sociais.
O técnico Luizomar de Moura não esconde o entusiasmo.
– É fantástico quando o poder público, a iniciativa privada e um clube como o nosso se unem em prol do futuro do esporte. Osasco se consolida cada vez mais como a cidade do vôlei e iremos colocar a capacidade, experiência e dedicação dos nossos profissionais para atuar tanto nas categorias de base como nos núcleos de formação para as nossas meninas, as nossas pequenas osasquenses. É um desafio, mas é desse tipo de desafio que a gente gosta e que nos motiva a consolidar esse legado para o esporte, para o município e também para o Brasil – comentou o treinador.
As atividades de estruturação do projeto já começaram. No site do projeto, meninas nascidas em 2007 ou 2008 já podem fazer inscrição para o pré-cadastro da seletiva para o time sub-19. Trata-se de um formulário que tem como objetivo realizar um registro inicial das atletas interessadas, agilizando os procedimentos burocráticos e otimizando a organização da seletiva, que será em 2025. Vale lembrar que o preenchimento do pré-cadastro não garante a vaga na seletiva. Após análise das informações enviadas, o clube entrará em contato para confirmar cada participação. Depois do sub-19 virá a categoria sub-21. Na sequência do projeto, as demais categorias serão implementadas
Os núcleos esportivos de vôlei e basquete feminino na cidade de Osasco voltam às atividades com o Projeto Núcleo Raízes. Também com início previsto para 2025, busca garantir a meninas de 8 a 17 anos o direito ao acesso ao esporte, proporcionando uma formação que vai além das quadras.
– O programa é destinado, de forma prioritária, a residentes ou estudantes da cidade de Osasco, reforçando o compromisso de valorizar e investir na comunidade local. Visamos formar cidadãs, promovendo valores como disciplina, trabalho em equipe e resiliência, além de desenvolver habilidades essenciais para a vida – afirma o secretário de Esportes de Osasco, Thiago Borges.
Nos núcleos, as alunas serão organizadas em grupos de acordo com a idade e o nível de habilidade. As atividades serão conduzidas por professores de educação física especializados, que, além de incentivar a prática esportiva, promoverão o fortalecimento de vínculos, o aprendizado coletivo e o desenvolvimento integral de cada participante. O projeto também tem um papel fundamental na inclusão social, acolhendo crianças e adolescentes de diversas comunidades.