O Osasco são Cristóvão Saúde é o primeiro finalista do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei 2023. O time comandado pelo técnico Luizomar de Moura voltou a derrotar o Barueri por 3 sets a 0 – parciais de 25-14, 27-25, 25-20 -, no Ginásio José Liberatti, na noite desta quinta-feira (28.09), encerrando a série por 2 a 0. As osasquences repetiram o placar do jogo de ida, na semana passada, em Barueri.
Osasco aguarda a definição do seu adversário na final, que sairá do confronto entre Sesi Bauru e Pinheiros nesta sexta-feira, às 20h30, no Ginásio Paulo Skif, em Bauru (SP). O Sesi venceu o primeiro confronto na semana passada, em São Paulo por 3 sets a 1. Se o Pinheiros ganhar nesta sexta, a vaga na semifinal será definida no golden set (set desempate).
O primeiro jogo da decisão será nesta segunda-feira (1/10), na casa do Pinheiros ou de Bauru. Por ter feito a melhor campanha na fase classificatória – está invicto com oito triunfos em oito jogos -, Osasco poderá fazer a partida decisiva diante da sua torcida.
Antes do início da partida, o Osasco e seus torcedores prestaram uma homenagem a campeã olímpica Walewska, que perdeu a vida na quinta-feira passada. Com a foto da atleta que vestiu a camisa osasquense por uma temporada nos telões, as arquibancadas se encheram de aplausos e gritos de “Walewska, Walewska…”
Osasco busca o seu 17º título estadual. Tifanny foi a maior pontuadora do confronto com 15 pontos, seguida pela oposta Lorene, com 13. O destaque do Barueri foi a ponteira Talia, com 13 acertos. A central Larissa, convocada para a Seleção Brasileira que vai disputar o Pan-Americano no final do mês, marcou 9.
O técnico Luizomar analisou a partida e já está com a cabeça na decisão.
– O comprometimento da equipe foi importante. É sempre difícil chegar na disputa de um título e, nesse caso em particular, a tabela fez com tivéssemos quase três jogos seguidos, contando a última rodada da fase de classificação e as duas partidas da semifinal. Estudamos muito nas últimas semanas e conseguimos a classificação com méritos. E não podemos desligar, porque ficou tudo muito perto. O primeiro jogo da final é fora e se for em Bauru, já viajaremos no domingo. Amanhã (sexta-feira) já iniciamos os estudos e, assim que definir o adversário, vamos preparar a melhor estratégia e ir com tudo em busca em mais um título – comentou o treinador.
Osasco São Cristóvão Saúde: Kenya, Lorenne (13), Maira (5), Tifanny (15), Callie (6), Fabiana (5) e a líbero Camila Brait. Técnico: Luizomar de Moura. Entraram: Giovana (1), Amanda, Silvana.
Barueri: Carol Leite (2), Jhovana (8), Ana Cecília, Talia (13), Luzia (7), Larissa (9) e a líbero Paulina. Técnico: Alexandre Gomes. Entraram: Maria Clara, Paulina, Vittoria, Ana Rudiger.