Depois de perder o primeiro jogo do playoff das semifinais por 3 sets a 0, o Osasco/São Cristóvão Saúde fez valer o mando de quadra e garantiu vaga na final do Campeonato Paulista Feminino de Vôlei ao derrotar o Barueri por 3 sets a 1, parciais de 25-17, 19-25, 26-24 e 25-14, e o golden set por 25-17, na noite desta quinta-feira (3/10), no Ginásio José Liberatti.
Tifanny foi a maior pontuadora do jogo com 30 pontos. Jheovana marcou 21 para Barueri. Osasco aguarda a definição do seu adversário na final, que sai ainda hoje. Sesi Bauru e Pinheiros se enfrentam a partir das 21h, no ginásio Paulo Skaf, em Bauru, pelo segundo confronto do playoff. No primeiro jogo, semana passada, na capital paulista, o Sesi venceu por 3 a 1 e carimba a vaga na decisão se voltar a ganhar diante do seu torcedor. O Pinheiros precisa vencer para forçar a realização do set desempate.
O técnico Luizomar de Moura escalou o Osasco com três mudanças em relação ao time titular que vinha sendo escalado. Tifanny começou jogando no lugar da azeri Polina Rahimova, Valquíria no de Larissa e Maira foi a ponteira titular ao lado de Natália no lugar da venezuelana Valdez. Fábio Simplício escalou o mesmo Barueri dos últimos jogos e teve no banco os reforços vindo da Seleção sub-21 (Rebeca, Aline Segato e Vittoria).
Depois de vencer o primeiro set com certa facilidade, ajudado pelo alto número de erros do Barueri, Osasco voltou desatento para a parcial seguinte. As visitantes abriram 5 a 1, Luizomar pediu tempo e, com ajustes no bloqueio e na defesa, as anfitriãs voltaram a contra-atacar com eficiência para diminuir a diferença para um ponto (5 a 6). Valdez foi para o jogo no lugar da Maira. Barueri controlou os erros, marcou bem as ponteiras de Osasco e empatou o jogo.
A terceira parcial foi equilibrada até o final. Os dois times erraram menos e as centrais dos dois lados pontuaram bem. Barueri teve contra-ataques na reta final, não aproveitou e sentiu o peso. No quarto set, Osasco abriu oito pontos de frente (16 a 8), contando com a instabilidade do ataque e do saque de Barueri, e depois apenas administrou.
As visitantes voltaram para o golden set com Aline Segato na ponta e Jheovana como oposta. Mas foram muitos erros no ataque logo no começo da parcial extra, dando cinco pontos de vantagem para Osasco. Consistente depois da entrada de Valdez, as donas da casa dominaram as ações e fecharam o duelo com facilidade.
OSASCO SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE: Giovana, Tifanny, Callie, Valquíria, Natália, Maira e Camila Brait (líbero). Entraram: Kenya, Valdez e Polina. Técnico: Luizomar de Moura
BARUERI: Lyara, Gabi Carneiro, Lanna, Luzia, Jheovana, Sabrina Groth e Letícia (líbero). Entraram: Bia, Ana Cristina, Aline Segato, Rebeca e Vittoria. Técnico: Fábio Simplício.