Com a rivalidade de sempre marcando presença e parciais decididas pela diferença mínima, o Osasco São Cristóvão Saúde derrotou o Sesc RJ por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 27-25, 29-31, 30-28-, na noite desta sexta-feira, no José Liberatti, em Osasco (SP), pela primeira rodada do returno da Superliga Feminina de Vôlei 2022/23 e se isolou na vice-liderança da competição, agora com 25 pontos.
A líbero Natinha fez uma partida primorosa, com defesas impossíveis e segurando bem o passe, diante de uma formação mais ofensiva do Osasco, com Tifanny na ponta. Merecidamente, faturou o troféu Viva Vôlei. Giovana também distribuiu muito bem, jogando com as centrais e variando bastante.
A ponteira americana Roni, do Sesc RJ Flamengo, foi a maior pontuadora do jogo, com 21 pontos (18 de ataque e 2 de saque). Outros destaques foram a oposta Sabrina, que saiu do banco de reservas, com 17 pontos e a jovem central Juju, que também começou no banco, com 10 pontos. Juciely fez 15. Michelle contribuiu com 7. Pelo Osasco, Adenizia terminou a partida com 19 pontos (15 de ataque e 4 de bloqueio). Smarzek (19), Tifanny (19), Fabiana (14) e Glayce (12) foram outros destaques das paulistas.
Osasco começou melhor e chegou a estar vencendo o primeiro set por seis pontos de diferença. O Sesc RJ Flamengo acalmou os ânimos, diminuiu os erros e foi tirando a diferença aos pouco. Empatou na fase final, mas sentiu falta de contar com a sua oposta. Bruna Honório, que ainda não conseguiu emplacar uma sequência de boas atuações, foi substituída no final do set por Sabrina. Num ataque de Tifanny – que é oposta de origem mas vai ser escalada como ponteira para que a polonesa Smarzek seja mantida na saída de rede – Osasco fechou o set em 25 a 23.
Bernardinho manteve Sabrina no lugar de Bruna Honório na segunda parcial e o Sesc RJ Flamengo melhorou, equilibrando o jogo desta vez desde o início do set. No entanto, abusou dos erros de saque e cometeu alguns erros de combinação de jogada num momento crucial da parcial, quando Osasco perdia por um ponto de diferença e virou em 17 a 16. As donas da casa mantiveram o bom momento e se aproveitaram da instabilidade de uma rede de duas atacantes do rival para abrir 23 a 20. A central Juju, do time do Rio, foi para o saque, e empatou a partida: 23 a 23. Mas, deu Osasco, num erro de ataque da Roni.
O Sesc RJ Flamengo voltou agressivo no saque no terceiro set com Roni e Sabrina – mantida também na parcial. Chegou a estar vencendo por 25 a 15, marcando bem o ataque do Osasco. Luizomar tirou Tifanny e colocou Drussyla em quadra para melhor o fundo de quadra e a mudança deu certo. As anfitriãs começaram a diminuir a diferença aos pouco até chegar a três (18 a 21) e depois a um (22 a 23). Novamente, na rede de duas atacantes, o Sesc RJ Flamengo teve dificuldades para colocar a bola no chão com Roni na ponta e Juciely no meio. A rede de Osasco, ao contrário, era a melhor, com Smarzek, Adenízia e Glayce. Num ataque da polonesa, o Liberatti veio abaixo com o ponto de empate: 23 a 23 e a festa aumentou com a virada em 24 a 23, com Tifanny. As cariocas salvaram dois match points e depois reagiram para fechar o jogo em 31 a 29, num ataque de Roni, que explorou o bloqueio na paralela.
Osasco começou melhor o quarto set: 8 a 4, obrigando Bernardinho a pedir tempo. Mas, o Sesc RJ Flamengo foi valente e empatou em 15 a 15, virou em 20 a 19, mas as anfitriãs viraram em 22 a 20. As cariocas não se entregaram. Empataram em 24 a 24, tiveram o set point, mas Osasco fechou o set e o jogo num bloqueio de Smarzek sobre Roni. Um jogo que entregou tudo que a rivalidade entre os dois times sempre prometeu.
Nos outros dois jogos da noite, o Pinheiros derrotou o Energis 8 São Caetano por 3 a 1 e o Dentil Praia Clube superou o Brasília pelo mesmo placar se isolando ainda mais na liderança, com 34 pontos. Na sequência, aparecem: Osasco (25), Sesi Bauru (22), Pinheiros (21), Fluminense (21), Sesc RJ Flamengo (20), Gerdau Minas (19) e Barueri (14), completando o G8. Veja aqui a classificação atualizada da Superliga.
Neste sábado, completando a primeira rodada do returno, Barueri recebe o Fluminense às 18h, o Unilife Maringá enfrenta o Sesi Bauru em casa, às 19h e o Gerdau Minas tem pela frente o Abel Moda Brusque, no Sul, às 21h30.
Os dois times voltam a jogar na próxima sexta-feira (20). Osasco enfrenta o Sesi Bauru, às 18h30, em Bauru (SP), com transmissão pelo SporTV e pelo Canal Vôlei Brasil. Às 21h, o Sesc RJ Flamengo recebe o Dentil Praia Clube, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, com SporTV. Veja aqui os jogos da Superliga que serão transmitidos nesta semana.
OSASCO SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE: Giovana, Smarzek, Fabiana, Adenízia, Glayce, Tifanny e Natinha (líbero). Entraram: Drussyla, Silvana. Técnico: Luizomar de Moura.
SESC RJ FLAMENGO: Brie King, Bruna Honório, Juciely, Valquíria, Roni, Michele e Lays (líbero). Entraram: Julianna, Gabiru, Sabrina, Helena, Marcele. Técnico: Bernardinho.