Com Natália decisiva, o Osasco São Cristóvão Saúde conquistou, na noite deste sábado (8/2), o seu quarto título da Copa Brasil Feminina de Vôlei. Na cidade de São José (SC), o time do técnico Luizomar de Moura derrotou o Sesi Bauru por 3 sets a 1 – parciais de 27-25, 16-25, 27-25, 26-24 – e voltou a comemorar um título nacional encerrando um jejum de sete anos.
Osasco conquistou a Copa Brasil nas edições de 2008, 2014, 2018 e agora em 2025. O time derrotou, nesta edição, o Unilife Maringá nas quartas de final e o Gerdau Minas na semifinal. O Sesi Bauru havia superado o Sesc RJ Flamengo nas quartas e o Dentil Praia Clube, líder da Superliga, na semifinal de sábado.
A ponteira Natália foi a maior pontuadora do jogo com 20 pontos (17 de ataque, 1 de saque e 2 de bloqueio) e ficou com o Troféu VivaVôlei. Polina, que entrou no decorrer da partida no lugar da Tifanny, foi decisiva no quarto set e terminou o jogo com 11 acertos. A central Callie fez 12 pontos. Os destaques do Sesi Bauru foram a central Mayhara com 19 pontos, e a oposta Lorenne, com 15.
No início do terceiro set, quando Osasco vencia por 9 a 2, Valquíria virou o tornozelo direito, foi atendida em quadra e assustou a comissão técnica do seu time, mas acabou continuando em quadra. Na jogada seguinte foi a vez de a levantadora Giovana assustar a torcida osasquense. Ela sentiu o joelho direito, precisou de atendimento e foi substituída por Kenya. Passou o resto do jogo colocando gelo na lesão e não voltou mais.
No Sesi Bauru, a ponteira venezuelana Acosta reclamou de dores na panturrilha – ela chegou a ser substituída na semifinal contra o Praia – e saiu para a entrada de Thaisinha quando Bauru perdia por 12 a 5. O Sesi reagiu e virou o jogo para 22 a 21, depois teve o set point em 24 a 23, mas Natália foi decisiva para a vitória por 27 a 25. No quarto set, Bauru fez logo 5 a 1, mas novamente permitiu a virada osasquense, que anulou Lorenne e Mayany no ataque para fazer 7 a 6 no marcador, depois 12 a 8, com Natália novamente fazendo a diferença nos contra-ataques. Bauru não se entregou, empatou em 23 a 23, mas Osasco foi mais eficiente na virada de bola e fechou o jogo em 3 a 1.
SUPERLIGA
Pela Superliga, Osasco, quarto colocado, enfrenta o Abel Moda sexta-feira, às 18h, em Brusque (SC), pela sexta rodada do returno. No mesmo dia, o Sesi Bauru, terceiro na classificação, tem o clássico contra o Sesc RJ Flamengo, às 21h, na Arena Paulo Skaf, em Bauru (SP). Veja aqui a classificação completa.
SESI BAURU: Dani Lins, Lorenne, Mayhara, Mayany, Kasiely, Acosta e Léia (líbero). Entraram: Keyt Alves, Bruna Moraes, Amanda, Giovanna. Técnico: Henrique Modenesi.
OSASCO SÃO CRISTÓVÃO SAÚDE: Giovana, Tifanny, Callie, Valquíria, Maira, Natália e Camila Brait (líbero). Entraram: Kenya, Polina, Larissa, Valdez, Sophia. Técnico: Luizomar de Moura.