O vôlei masculino do Brasil é campeão do Pan sub-23. Nesta noite de terça-feira, em Cali, na Colômbia, vitória verde-amarela sobre o México na final por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-21 e 25-20.
Um triunfo bem mais tranquilo do que o obtido dois dias antes, no encerramento da primeira fase. No domingo, um sofrido 3 a 2 da equipe dirigida por Renan Dal Zotto.
O bloqueio foi um fundamento decisivo para a conquista do ouro. Desde o início do primeiro set, os centrais Pietro e Paulo subiram um paredão diante dos mexicanos, colecionando pontos e bolas amortecidas para gerar os contra-ataques.
Com o México pressionado no ataque, o Brasil conseguiu construir uma vantagem cômoda para faturar a parcial inicial com facilidade, tendo João Franck como peça importante na virada de bola.
Diferentemente de outros momentos no Pan sub-23, a Seleção Brasileira também demonstrou mais regularidade no saque. O levantador Gustavo Orlando e o ponta Adriano tiveram algumas boas passagens. No segundo set, Renan colocou Lucas no serviço. E a desvantagem de dois pontos se transformou em vantagem de quatro, encaminhando o 2 a 0.
No terceiro set, o Brasil abriu rapidamente quatro pontos. O México esboçou uma reação, contando com algumas marcações duvidosas da arbitragem. Mas a virada em nenhum momento aconteceu, fazendo a Seleção Brasileira garantir o ouro em sets diretos.
Brasileiros e mexicanos garantiram, com o resultado, a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, no próximo ano.
Já a medalha de bronze no Pan sub-23 ficou com a Argentina, após a virada sobre a Colômbia por 3 a 1, parciais de 23-25, 25-22, 25-21 e 25-17.