O vôlei esteve presente em alguns encontros públicos do Papa Francisco durante seu pontificado de 12 anos. No início de 2023, ele recebeu as seleções italianas da modalidade no Vaticano.
A Azzurra vinha de dois títulos europeus em 2021, do Mundial masculino de 2022 e de conquistas relevantes nas categorias de base. Na ocasião, o Papa Francisco recebeu atletas, treinadores e dirigentes da Federação Italiana de vôlei. Segurou o troféu carregado por Simone Giannelli, recebeu de Ofelia Malinov uma camisa com o nome de Francesco às costas, tocou em medalhas e discursou.
O argentino disse que atletas são vistos como modelos pelos mais jovens e por isso eles devem ter uma responsabilidade com as novas gerações. Lembrou ainda da importância do esporte para levar diversão e entretenimento para as pessoas.
Já em dezembro de 2023, o levantador brasileiro Bruninho teve um encontro com o Papa no Vaticano. Ele entregou uma camisa do Modena, sua time na época, um exemplar de sua biografia lançada no país e ouviu:
“Lerei com prazer”.
Bruninho escreveu na ocasião sobre o encontro:
– Que dia inesquecível! Ainda sem palavras por ter a oportunidade de escutar e conhecer o Papa Francisco. Suas palavras entram direto no nosso coração e nos fazem refletir em como estamos vivendo nos dias de hoje. Pensar menos em coisas e focar no que é realmente importante: Pessoas. Nossas famílias, amigos e no próximo. Proximidade, ternura e compaixão. Gratidão por esse momento especial.
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21/4), aos 88 anos.