Martelo batido. As seleções de vôlei poderão contar com 13 atletas nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O Web Vôlei confirmou a informação com a Federação Internacional (FIVB) nesta segunda-feira (8/1).
Mas os 13 não estarão sempre disponíveis para utilização simultânea. A regra manterá os 12 atletas por jogo, com um extra para ser utilizado para substituir a qualquer momento do torneio em caso de lesão.
Nas competições internacional, com exceção dos Jogos Olímpicos, equipes ou seleções possuem 14 atletas disponíveis para as partidas. E com esse “banco de reservas maior”, treinadore(a)s conseguem ter um suplente para cada posição.
O vôlei já brigava, há algum tempo, para aumentar o limite dos 12 atletas por seleção. Nas discussões com o Comitê Olímpico Internacional (COI), um dos argumentos para a manutenção do número atual era a capacidade da Vila Olímpica. Um queda de braço com outras modalidades, que também gostariam de aumentar o número de participantes.
Para fechar esse aumento para 13 no vôlei, COI e FIVB fizeram o seguinte acordo para hospedagem em Paris-2024. Cada comitê olímpico nacional definirá se o atleta extra ficará na Vila Olímpica com os demais ou se ficará hospedado fora, em hotéis, por exemplo.
Por Daniel Bortoletto