Mais um marco importante dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 nesta quinta-feira (29/2). Foi inaugurada a Vila Olímpica de Saint-Denis, localizada no norte da capital. Com presença do presidente francês Emmanuel Macron, o evento marcou a entrega das chaves para o Comitê Organizador da competição.
Construída durante seis anos, ela possui 82 edifícios, com três mil apartamentos e 7.200 quartos. 40 mil pessoas trabalharam na obra, com uma média de quatro mil simultaneamente por dia. A Vila receberá 14.500 atletas.
Os apartamentos da Vila Olímpica de Paris já têm água e energia, mas foram entregues vazios e agora serão decorados com móveis. Uma das polêmicas do local é a falta de aparelhos de ar condicionado. Segundo a organização, ventiladores de teto e um piso refrescante serão suficientes para as temperaturas altas previstas em julho, no verão europeu.
Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, os estrados das camas serão feitos de papelão. As duas medidas (ar e escolha de materiais) têm a ver com o projeto de sustentabilidade. Outra novidade da Vila são equipamentos, em formato de guarda-sol, que captam a poluição e devolvem ar limpo sobre os atletas.
O transporte e deslocamentos dentro da Vila serão feitos por bicicletas e veículos elétricos. A expectativa é receber atletas a partir de 18 de julho.
Após os Jogos Paralímpicos, em setembro, os apartamentos serão reconfigurados para acomodar seis mil moradores e empresas a partir de 2025.
NÚMEROS DA VILA
– O orçamento da Vila foi de 4,5 bilhões de euros
– Aproximadamente 600 máquinas de lavar e secar roupa estarão disponíveis na Vila
– 3.200 lugares no restaurante principal
– 40 mil refeições serão servidas por dia
– 45 mil chaves (oito para cada quarto)
– 206 países são esperados na Olimpíada
– 184 países deverão estar presentes na Paralimpíada