A ponteira Paula Pequeno, 39 anos, bicampeã olímpica, eleita a MVP dos Jogos de Pequim-2008, já começou a fisioterapia, após passar por uma cirurgia no quadril direito no último sábado, no Hospital Moriah, em São Paulo.
A jogadora disse que sofria com fortes dores na região do quadril, que a impediam não só de treinar e jogar, mas também de executar tarefas simples do dia a dia como caminhar.
– Quando meu corpo disse que não aguentava mais, ao invés de eu me sentir triste por ter de interromper uma trajetória que eu tinha traçado, uma meta que eu tinha traçado, eu me vi em frente ao espelho agradecendo a ele. Foi um momento que eu falei: “obrigada por tudo que você fez por mim, pela minha família. Agora vou cuidar de você” – disse Paula Pequeno, em entrevista ao site R7.
Paula teve desgaste de cartilagem do quadril, um problema que costuma afetar idosos com mais de 60 anos, mas, no caso dela, o desgaste é fruto da intensidade dos treinos durante muitos anos, o que exigiu a cirurgia para a colocação de uma prótese.
– A Paula tem o quadro típico de uma pessoa que se submeteu a intensas cargas de treinamento e atividade física ao longo de muitos anos e isso se reflete principalmente nos membros inferiores: quadril e joelho – explicou o ortopedista Marco Aurélio Neves, que a operou.
A cirurgia demorou apenas duas horas e usou uma das técnicas mais modernas da ortopedia nas intervenções de quadril, menos invasiva que as tradicionais. Usando a técnica, a cabeça do fêmur foi cortada, o que sobrou da cartilagem na região limpa e, no lugar, foi colocada a prótese. Pela frente, foi possível chegar ao local da lesão apenas com o afastamento dos músculos da coxa e do glúteo. A recuperação, de acordo com o especialista, é bem mais rápida. O que os médicos ainda não podem confirmar é se ela vai conseguir voltar a jogar em alto rendimento.