O Campeonato Paulista feminino começa nesta segunda-feira (7/8). E o vôleifã não vai conseguir acompanhar como gostaria. Não foi fechado um acordo para transmissão da primeira fase e viveremos de alguma ação específica de um ou outro clube mandante envolvido para ver uma partida ao vivo.
A fase de classificação do Paulista não contempla, até agora, nenhuma transmissão confirmada pelo Sportv. O canal vai mostrar alguns jogos dos playoffs e certamente as finais. Pelo pacote de jogos que tem direito, pode até exibir um ou outro jogo neste início, dependendo de grade, escala, interesse… A Federação Paulista pode estar satisfeita, mas acho muito pouco.
O Paulista é o Estadual com mais times da Superliga. E, infelizmente, não é um produto valorizado como deveria. É inadmissível, para mim, nos tempos atuais, não conseguir transformar um campeonato com 10 integrantes da elite nacional (cinco no feminino e cinco no masculino) em um ativo interessante para o mercado.
O streaming está aí. O YouTube já é uma rotina para consumo de vídeo faz tempo. Twitch, TikTok, Facebook, Instagram… Escolha a plataforma, mas desenvolva uma forma de o fã poder acompanhar seus ídolos nesta fase de preparação para a Superliga. O vôlei adora bater no peito e dizer que é o segundo esporte do país. Mas continua atrasado e arcaico em vários setores.
Patrocinadores colocam milhares (alguns milhões) de reais nos clubes a cada temporada. Não imagino que fiquem satisfeitos em não ter as marcas exibidas em vários jogos de um campeonato como o Paulista. Os fãs não conseguem acompanhar os ídolos. Perdem-se oportunidades comerciais, como venda de produtos pela internet durante uma transmissão. O interesse de acompanhar diminui, até que um dia acaba. No fim, o vôlei como um todo perde muito.
Por Daniel Bortoletto