A final do Campeonato Asiático masculino de clubes, nesta sexta-feira, reuniu um público de 10 mil espectadores que assistiram à nona conquista continental do Paykan, reforçado exclusivamente para a competição com quatro craques internacionais: o francês Earvin Ngapeth, o holandês Nimir-Abdel Aziz e os locais Marouf e Mousavi. Mas a conquista foi com emoção de sobra.
O time japonês do Suntory Sunbirds saiu na frente, abrindo 2 sets a 0 e colocando o time de Teerã contra a parede. Mas com apoio do torcedor apaixonado e, principalmente, um Abdel-Aziz inspirado, o Paykan conseguiu virar o jogo e triunfar no tie-break, com parciais de 21-25, 26-28, 25-13, 25-20 e 15-12.
O maior pontuador do confronto foi o oposto russo Dmitriy Muserskiy, com 30 pontos, mas que foram insuficientes para o objetivo do título inédito dos japoneses. Celebrando o 9° título na história, Paykan teve como protagonista o oposto Nimir Abdel-Aziz, com 29 pontos. O ponteiro Ngapeth somou 14 acertos.
O investimento em grandes nomes cumpriu o objetivo. Com a vitória, o Paykan garantiu vaga no próximo Campeonato Mundial de clubes, no fim de ano. Mais cedo, o iraniano Shahdab, do central Simon, faturou o bronze ao vencer por 3-0 (25-20, 25-15 e 25-22) o Taraz, do Cazaquistão.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei