Pela primeira vez em 26 anos, os quatro semifinalistas do Mundial Masculino de Clubes da FIVB serão totalmente europeus, depois que a equipe os italianos do Diatecx Trentino e os poloneses do Asseco Resovia obtiveram vitórias nesta quarta-feira, na cidade polonesa de Resovia, pelo Grupo B.
O Trentino, clube mais condecorado da história da competição com quatro medalhas de ouro, venceu os campeões Sul-Americanos e da Superliga Sada/Cruzeiro por 3 a 1 (17/25, 28/26, 25/23, 27/25) para conquistar a primeira vaga do dia. Na sequência, a anfitriã Resovia seguiu o exemplo com um sólido 3 a 0 (25/21, 25/21, 25/11) sobre o atual campeão asiático Khatam Ardakan para completar o quebra-cabeça das semifinais.
No Grupo A, o atual campeão Mundial Zenit Kazan, da Rússia, e o polonês Skra Belchatow estão eliminados. Avançaram às semifinais o italiano Lube Civitanova e o russo Fakel Novy Urengoy.
A última vez que os quatro primeiros de um Campeonato Mundial de Clubes foi totalmente dominado pelas equipas europeias foi em 1992, em Treviso, quando o Misura Milan derrotou o Sisley Treviso por 3 a 0 numa final totalmente italiana. O Olympiacos de Pireu, da Grécia, eliminou Il Messaggero Ravenna do bronze, negando à Itália um o pódio completo. As duas primeiras equipes de cada grupo viajam para Czestochowa na sexta-feira, para jogar as semifinais no sábado e a final e disputa do terceiro lugar no domingo.
Antes, as oito equipes jogam nesta quinta-feira, o último dia de jogo da etapa classificatória nas cidades de Plock e Resovia.