O ex-ponta/oposto Pelé, com passagens marcantes pelo Minas nas décadas de 1970 e 1980, é o eleitor do 64º capítulo da série especial do Web Vôlei. Ele respondeu a pergunta “quais o(a)s cinco maiores jogadore(a)s que você viu jogar no vôlei?”.
Na lista do ex-atleta, três diferentes nacionalidades: Brasil, Cuba e Estados Unidos. E todos eles com várias citações anteriores.
Veja as escolhas de Pelé:
– Kiraly
O atual treinador da seleção americana feminina foi bicampeão olímpico na quadra (Los Angeles-84 e Seul-88) e campeão na praia (Atlanta-96). É o único da história a ter tal feito. 18º voto do terceiro colocado na série.
– Mireya Luis
Aparece pela 15ª vez na série. A cubana foi tricampeã olímpica e bi mundial, liderando a brilhante geração da seleção caribenha na década de 1990 e início dos anos 2000. O Brasil foi uma das maiores vítimas dela.
– Maurício
São cinco Olimpíadas no currículo, com dois ouros. Pouquíssimos ostentam os mesmos feitos. Fora as conquistas, Maurício foi responsável por mudar o status da posição, graças ao refinamento técnico e precisão nos levantamentos. 13 votos até agora.
– Renan Dal Zotto
Atual treinador da Seleção Brasileira masculina, ele fez história como jogador. Ponteiro técnico, rápido e com muita explosão, foi um dos líderes da geração que colocou o país entre os melhores do mundo na década de 1980. Oitava citação na série.
– Despaigne
O apelido de “El Diablo” dá uma ideia do que os ataques de Joel Despaigne faziam com os adversários, agora com cinco votos. A altura não era o diferencial (1,91m) do cubano. Mas ele tinha uma mistura de força física e talento capaz de desequilibrar.
Abaixo, um lembrete das regras (ou ausência delas):
* A escolha é livre. Vale indicar apenas mulheres, somente homens, misturar, além de não ter qualquer restrição sobre a nacionalidade.
* Não existe uma ordem de primeiro a quinto lugares.
Relembre também os outros capítulos da série Top 5: