A República Dominicana esteve a um set da eliminação do torneio feminino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Paris. E agora festeja a vaga nas quartas de final. Neste sábado (3/8), virada para cima da Holanda por 3 sets a 1, parciais 22-25, 25-21, 25-17 e 28-26, e muita festa na Arena Paris Sul.
O resultado fez o time dirigido por Marcos Kwiek assumir o terceiro lugar do Grupo C, ultrapassando exatamente as holandesas. E, nos sets average, as caribenhas eliminaram o Japão e passaram para as quartas como uma das melhores terceiras colocadas, sem a necessidade de esperar o resultado do duelo das japonesas com as quenianas, ainda hoje.
Muita conhecida da torcida brasileira, Yonkaira Peña foi decisiva para a construção da virada. A ponteira do Gerdau Minas marcou 28 pontos, 26 deles no ataque, com 41% de aproveitamento. Em entrevista ao Web Vôlei, Peña festejou a performance, o triunfo e a vaga nas quartas de final.
– Nosso time nunca desistiu. Depois do primeiro set, nossa chance era virar e fechar em 3 a 1. Conseguimos. Fico feliz com meu desempenho hoje e com a energia que mostramos – comentou Peña.
A República Dominicana espera o fim da terceira rodada, neste domingo, para conhecer o rival nas quartas dos Jogos de Paris. E pode ser o Brasil, atualmente o primeiro colocado no geral. O time verde-amarelo joga pela manutenção da liderança contra a Polônia, a partir das 16h (de Brasília).
– Não temos medo de ninguém – adiantou a maior pontuadora do duelo de hoje.
Por Daniel Bortoletto, em Paris