A ponteira Yonkaira Peña começa a treinar nesta quarta-feira com o elenco do Sesc RJ Flamengo. O reforço dominicano aumentará o leque de opções do técnico Bernardinho para um setor já reforçado para a temporada 2021/2022.
Além de Peña, o time carioca contratou Maira, ex-Barueri, e Milena, ex-Curitiba, dois bons nomes da última Superliga. Já Ariele e Gabiru são remanescentes de temporadas anteriores. Cinco atletas para a disputa por dois lugares no time titular. E o que Peña agregará?
A dominicana traz um pouco mais de altura e peso ofensivo para o quinteto de ponteiras. Com 1,90m, Peña passa a ser a jogadora mais alta da posição, dividindo com a central Milka o posto de mais alta do elenco. E, por característica de jogo, ela é muito mais uma ponteira de definição do que de preparação. Bem diferente do estilo de jogo de algumas das “concorrentes” pela posição.
O peso do ataque sempre foi a marca principal do estilo de jogo de Peña. E a graças a ele a ponteira voltou a ganhar espaço na seleção da República Dominicana nos últimos meses, com algumas boas atuações nos Jogos Olímpicos de Tóquio, e depois nos torneios continentais da Norceca em setembro. Uma volta por cima após um tempo na reserva e uma temporada sem muito brilho no vôlei da Indonésia.
Em um elenco sem uma jogadora com características de potência de ataque (Monique, contratada para a saída de rede, não é tão alta e potente para os padrões da posição), o Sesc RJ Flamengo ganha em Peña uma opção de força.
Por Daniel Bortoletto