O Suzano realizou neste mês de dezembro a edição de 2022 de sua peneira para seleção de jovens atletas para a equipe Sub-21, no Pavilhão Maurice Bou Assi, no Parque Max Feffer. Com a presença de mais de 500 jovens em busca do sonho de integrar uma equipe de alto desempenho no cenário nacional, o trabalho de captação de atletas visa preencher novas vagas para o elenco da categoria de base da temporada de 2023.
Durante as atividades, que ocorreram no último dia 10, foram organizados dois grupos diferentes baseados em suas idades, com jovens nascidos em 2005 e 2006 fazendo testes na parte da manhã e com grupos de 2003 e 2004 à tarde. Em ambos os horários, a dinâmica ocorreu com testes físicos seguidos de avaliações técnicas para cada posição, sendo estas as de levantador, líbero, ponteiro, central e oposto. Ao final de todas as baterias, os melhores avaliados avançaram para a última fase, que consistiu em um jogo coletivo para análise de desempenho em cenário de jogo.
Com os testes realizados, a comissão, liderada pelo técnico da equipe Sub-21, Marcus Vinícius, o Didi, fará a análise dos nomes que mais se destacaram nas baterias para identificar os atletas que podem ser chamados para compor a categoria a partir do primeiro semestre de 2023, quando o time retoma os treinamentos.
A captação de atletas faz parte do projeto de fortalecimento do clube para o futuro, investindo em jovens talentos para integrar em seu elenco nas próximas temporadas. O trabalho de formação, que teve início em março deste ano com o primeiro grupo de jogadores, enfrentou adversários consolidados no cenário estadual em sua primeira participação no Campeonato Paulista, terminando o torneio em quarto lugar.
– A equipe deste ano passará por reformulações devido aos limites de idade impostos no nível. Dito isso, temos que pensar que os meninos mais novos terão um tempo maior para amadurecer conosco, enquanto os mais velhos devem saber que já podem entrar, por exemplo, para integrar treinos do time profissional. Nos próximos dias, vamos sentar, analisar os desempenhos e definir quem será convocado para integrar o time – afirmou Didi.
De acordo com a supervisora Ana Paula Ferreira, a Fofinha, houve um crescimento muito grande desta edição da peneira do Suzano vôlei em relação à última.
– Quando fizemos as seletivas em 2021, tivemos por volta de 120 presentes ao longo dos dias de peneira. Desta vez, só de pré-inscrições, tivemos mais de 550 pessoas não só daqui de Suzano, mas também de outros estados do Brasil, o que mostra que estamos no caminho certo, com mais peso e visibilidade – pontuou.