O tradicional ‘Final Four’ da Copa Itália masculina, nesta temporada ocorre na comuna de Casalecchio di Reno, província de Bologna. Milão, Perugia, Piacenza e Trentino chegaram entre os quatro melhores da competição e nesse sábado (5/3) fizeram os duelos de semifinais, com os favoritos avançando.
No primeiro jogo, o Perugia venceu o Piacenza por 3 sets a 1, com parciais de 25-22, 23-25, 25-23 e 25-18. Com exceção do último set, o Piacenza vendeu caro a derrota. Logo no primeiro set o oposto turco Lagumdzija, foi substituído pelo baixo aproveitamento e deu lugar a Stern. O esloveno entrou e foi peça importante, com 16 pontos, juntamente com o ponteiro francês Rossard. Ele foi o maior pontuador do time. Mas não suficiente para parar o ponteiro Leon, com 21 ataques (54% de aproveitamento), dois bloqueios e três aces, ele somou 26 pontos e foi o grande destaque da partida. O ponteiro americano Matt Anderson também se destacou com 18 acertos. Essa é a quinta final consecutiva do Perugia na Copa Itália.
O adversário do Perugia na final será o Trentino. Com grande atuação do oposto Daniele Lavia, o Trentino não deu chances e bateu Milão em sets diretos: (25-14, 25-20 e 25-20). O time derrotado foi algoz do Civitanova nas fases anteriores e esteve pouco inspirado. O francês Patry foi o maior pontuador da equipe com oito, até chegou a ser substituído pelo italiano Yuri Romano. O Trentino, por sua vez, sobrou em quadra. Lavia teve uma ótima atuação com 19 pontos: 18 em ataques (64% de aproveitamento) e mais um de bloqueio. Matey Kaziyski anotou 13 pontos e o jovem Michieletto, mesmo não estando em seus melhores dias, contribuiu com nove acertos.
A final será inédita. Perugia e Trentino nunca se enfrentaram numa final de Copa Itália. Entre Supercopa da Itália, Liga Italiana e Champions League as equipes já se enfrentaram cinco vezes na atual temporada: três vitórias para o Perugia, contra dois triunfos do Trentino. No início da temporada as equipes estiveram frente a frente na final da Supercopa, com o Trentino se dando melhor por 3-0. Amanhã às 11h o Perugia poderá ter sua revanche.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei