Com emoção e equilíbrio, o Perugia abriu nesta quinta-feira (18/4) as finais do Campeonato Italiano masculino com vitória. Em casa, na jogo 1 da série em melhor de cinco, triunfo por 3 sets a 1, parciais de 27-25, 25-18, 23-25 e 25-23.
Grande parte do resultado deve ser creditado ao esforço do Perugia no primeiro set. Monza liderou e com certa tranquilidade caminhava para sair na frente (21-15). Mas os donos da casa, com mais volume de jogo e boa presença do bloqueio, reagiram.
A reação mudou o panorama do duelo, deixando o Perugia dominante na segunda parcial, guiado pelo tunisiano Ben Tara e o ucraniano Plotnytskyi.
O Monza, vindo de uma empolgante reação nas semifinais contra o Trentino, mostrou novamente poder de reação. O oposto canadense Szwarc veio do banco para ser decisivo. Mas, no fim, com uma importante passagem de Leon pelo saque, o Perugia conseguiu fechar por 3 a 1. O segundo duelo acontece no domingo, com mando do Monza.
PERUGIA: Giannelli (6), Ben Tara (17), Plotnytskyi (18), Semeniuk (13), Flávio (9), Russo (12), e Colaci (líbero). Entraram: Toscani (líbero), Leon (2) e Solé (2). Técnico: Angelo Lorenzetti.
MONZA: Cachopa (1), Loeppky (9), Takahashi (18), Maar (9), Galassi (10), Di Martino (4) e Gaggini (líbero). Entraram: Visic, Mujanovic e Szwarc (16). Técnico: Massimo Eccheli.