O Itambé Minas fez um bom segundo set, mas não resistiu à superioridade ofensiva do Perugia na final do Mundial de Clubes 2023 que terminou neste domingo (10/12), na cidade de Bangalore, na Índia. O time mineiro, que chegou pela primeira vez na sua história á decisão da competição, perdeu para os italianos por 3 sets a 0 – parciais de 25-13, 25-21, 25-19 – e volta para o Brasil com a medalha de prata.
Na disputa do bronze, mais cedo, o Suntory Sunbirds, do Japão, derrotou o Halkbank, da Turquia, de virada, por 3 sets a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0. O gigante russo Dimitry Muserskiy marcou 30 pontos e foi novamente decisivo para o seu time conquistar a inédita medalha no Mundial de Clubes.
O ponteiro polonês Semeniuk foi o maior pontuador da partida com 14 pontos. Pelo Minas, quem mais pontou foi o cubano Sanchez, com dez acertos. O Perugia nem lançou mão do seu principal jogador nesta competição. O ponteiro cubano naturalizado polonês León está lesionado, viajou com o grupo, mas não jogou.
O técnico do Minas, Gui Novaes, não contou, nesta final, com o central Isac, que sofreu uma lesão no pé direito na semifinal. Kelvi começou como titular. O time foi escalado com o levantador Orlando, o oposto Sánchez, os centrais Renan e Kelvi, os ponteiros Paulo e Marcus e o líbero Maique. Isac é o único jogador do grupo mineiro com larga experiência no Mundial de Clubes: disputou a sua nona edição do torneio e tem quatro títulos no currículo.
Essa foi a terceira participação do Minas numa edição de Mundial de Clubes. Em 2016, ficou em oitavo lugar, em Betim, e ano passado ficou com o quarto lugar, também na cidade mineira, após perder a decisão do bronze para o rival Sada Cruzeiro.
O Perugia conquista o seu segundo título da história e de forma consecutiva. Venceu o rival italiano Trentino na decisão de 2022, em Betim. O Trentino é o maior vencedor do Mundial de Clubes, com cinco conquistas (2009, 2010, 2011, 2012 e 2018). O Sada Cruzeiro é o segundo, com quatro triunfos (2013, 2015, 2016 e 2021).
ITAMBÉ MINAS: Gustavo Orlando, Sánchez, Renan, Kelvi, Marcus, Paulo e Maique (líbero). Entraram: Bryan, Lucas Lóh, Murilo Radke. Técnico: Gui Novaes
PERUGIA: Gianelli, Herrera, Solé, Flávio, Semeniuk, Plotnytski, Colaci (líbero). Entrou: Held. Técnico: Angelo Lorenzetti.