O Minas Tênis Clube divulgou uma pesquisa, em parceria com a Sponsorize, sobre o comportamento dos torcedores do time e o impacto do patrocínio sobre a torcida. O levantamento concluiu que em 8 cada 10 torcedores dizem que o patrocínio influencia sua decisão de compra e marcas com ativações lideram em lembrança e preferência.
A pesquisa foi realizada em duas partidas do Minas na Superliga 2024/2025, uma no masculino e outra no feminino: Itambé Minas x Suzano pelo Jogo 3 quartas de final entre os homens, e Gerdau Minas x Osasco, também pelo Jogo 3, mas da semifinal da Feminina. A coleta de dados realizada durante os dois jogos obteve cerca de 1.400 respostas.
Ativações presenciais
Durante os dois jogos, foram realizadas ativações presenciais variadas. Na partida masculina, o público encontrou ações da Itambé com entrega de batecos e jingle reproduzido nos tempos técnicos; do Minas Tênis Clube, com dinâmicas como o jogo da memória e o desafio das pelúcias do mascote Max; e da Tia Tânia Gourmet, com distribuição de pães de queijo em estande fixo e formato volante, percorrendo as arquibancadas.
Já no jogo feminino, as ativações incluíram totem interativo da Gerdau com fotos de atletas da equipe, dinâmicas com minigames e kits promocionais da Melitta, além de distribuição de brindes para os torcedores cadastrados na KTO.
Mensuração de resultados
Em ambas partidas, a Sponsorize coletou dados sobre a percepção e o comportamento do público em relação aos patrocinadores presentes. O objetivo era entender o que realmente impacta a lembrança e a conexão emocional com as marcas.
As evidências foram claras: as marcas que realizaram ativações presenciais foram, ao mesmo tempo, as mais lembradas e também as mais queridas. Os dados não apenas reforçam a força do patrocínio como presença, mas também a importância de ir além da exposição de marca na camisa e nos materiais gráficos.
No jogo masculino, duas das três marcas mais lembradas espontaneamente pelas pessoas (Itambé e Tia Tânia) realizaram ativações presenciais no dia, sendo que 38% dos respondentes afirmaram serem uma das suas marcas preferidas e 55% afirmam que costumam comprar seus produtos com frequência.
Não é à toa que 80% dos respondentes afirmaram que saber que uma marca patrocina o vôlei masculino influencia sua decisão de compra ou uso dos produtos e serviços dela. No feminino, o cenário seguiu a mesma tendência: as marcas que realizaram ativações foram as mais lembradas espontaneamente e alcançaram os maiores índices de afinidade junto ao público.
Os dados revelam uma relação direta e clara: quanto mais frequente e relevante é o contato presencial promovido pela marca, maiores são as chances dela permanecer na memória e tornar-se uma das preferidas do consumidor. Nesse sentido, 38% dos entrevistados destacaram que experiências presenciais em estádios e arenas são as campanhas que mais contribuem para aumentar a conexão e proximidade com as marcas, superando conteúdos publicados pela marca nas redes sociais (10%) e propagandas exibidas na televisão em horário nobre (4%).
A distribuição de brindes durante as partidas também é muito valorizada pelos torcedores. No masculino, 65% das pessoas afirmaram que a distribuição de brindes e sorteios nos jogos é o que mais valoriza com relação aos patrocinadores do Itambé Minas. E, no feminino, 38% dos respondentes afirmaram que a entrega de brindes e amostras foi o que mais chamou a sua atenção na ação do patrocinador mais lembrado em comparação com
as outras ativações realizadas.
– A parceria com a Sponsorize é de extrema importância. Os dados obtidos nos ajudam a compreender claramente as demandas do público e permitem definir ações mais eficientes e alinhadas às expectativas dos torcedores. Além disso, essas informações auxiliam nossos patrocinadores a potencializar suas ativações e, consequentemente, alcançar resultados comerciais ainda melhores – comentou Breno Ferreira, Supervisor de Negócios do Minas Tênis Clube.