Campeão da última Copa Itália masculina, o Piacenza ficou mais distante de disputar o título da Copa CEV, a segunda principal competição interclubes da Europa. Nesta terça-feira (7/3), na Bélgica, derrota dos italianos para o Roeselare por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-23 e 25-23.
Agora, para ser finalista, o time de Leal e Lucarelli terá de vencer o jogo de volta, na Itália, por 3-0 ou 3-1, forçar o golden set e repetir o triunfo na parcial de desempate. Para os belgas, com o central brazuca Maicon Leite no elenco, bastará levar a partida para o tie-break para avançar à decisão.
O oposto argentino Pablo Koukartsev foi o maior pontuador do Roeselare na abertura da semi, com 18 acertos, sendo 16 no ataque, com 52% de aproveitamento. Maicon Leite não foi utilizado.
Pelo Piacenza, o técnico Massimo Botti não contou com o central Simon, lesionado. O bloqueio sentiu falta do cubano, tanto que os italianos fizeram apenas três pontos no fundamento. O ponta Lucarelli foi o maior pontuador do time, com dez acertos: oito no ataque (40% de acerto) e dois no saque. No passe, ele teve os melhores números do confronto: 70% de positividade. Já Leal terminou com oito pontos (35% de aproveitamento ofensivo) e apenas 20% de positividade na recepção. Atuação abaixo também do oposto Romanò, com quatro pontos e 30% de acerto no ataque, sendo sacado no terceiro set.
A outra semifinal começará nesta quinta-feira, com Modena, de Bruninho, atuando na Itália contra o Belchatow, da Polônia.