Na primeira partida do Pinheiros sem a líbero Kika na Superliga feminina 2022/2023, o técnico Reinaldo Bacilieri escalou o time com a ponteira Amanda improvisada na posição. E ela deu conta do recado na vitória por 3 sets a 0 sobre Brasília, parciais de 25-22, 25-21 e 25-23, na noite desta terça-feira (29/11), no Ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista.
Kika sofreu ruptura total no tendão de Aquiles na derrota para o Fluminense, na rodada anterior, e está fora da temporada. Sem uma outra especialista para a posição, o Pinheiros optou pelo deslocamento de uma ponteira de composição, com mais característica de passe, para a função de líbero. Com a mudança de Amanda, a dupla de ponteiras foi formada por Talia e Paula Mohr.
O que não mudou no time paulistano foi o protagonismo ofensivo da oposta Edinara. Ela terminou a partida com 19 pontos, 17 deles no ataque. Pelo Brasília, a também oposta Arianne anotou outros 19.
Após o último ponto, VivaVôlei entregue para Amanda, que fez questão de levar até Kika, que estava no ginásio. Na sequência, comemoração também para a aniversariante Naiane, que completou 28 anos nesta terça-feira. O Pinheiros chegou aos dez pontos na classificação da Superliga feminina, firme dentro do G8. Já Brasília segue em décimo lugar, com três.
– É festejar, mas a gente está muito triste com essa perda da Kika. Ela é fundamento para o grupo, vinha fazendo excelente temporada. Tivemos de nos superar rápido, o campeonato continua. O que puder colaborar, não vai ser como uma líbero, vou fazer – disse Amanda ao Canal Vôlei Brasil, que nunca havia atuado na posição na carreira.
No próximo sábado, os dois times voltarão à quadra. Às 17h, no Sesi Taguatinga, o Brasília receberá o Gerdau Minas. Já às 19h, o Pinheiros será visitante diante do Sesc RJ Flamengo.