A final contra a França nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que será realizada no próximo sábado (10/8), às 8h (de Brasília), tem um sabor especial para a Polônia. A equipe europeia conseguiu alcançar a grande decisão após 48 anos de espera: a última disputa pelo ouro aconteceu nos Jogos de Montreal, em 1976.
Para quebrar a marca, o time polonês precisou entregar tudo em quadra na semifinal contra os Estados Unidos, vencida no tie-brek, com parciais de 25-23, 25-27, 14-25, 25-23 e 15-13. A presença na final definitivamente grava na história a atual geração. Kurek, atual capitão, já havia tentado outras vezes e acumulava frustrações.
– Existem apenas 12 jogadores na Polônia que sabem (como é a sensação de ir para a final). É impossível descrever. Mesmo agora, não entendemos o que conquistamos. Levará uma vida inteira para entender essa conquista – declarou Kurek.
Na semi contra os Estados Unidos, Leon anotou 26 pontos, ajudando a Polônia a escrever história em Paris. Atuais líderes do ranking mundial, os poloneses viveram um bom período longe dos grandes resultados nos Jogos. Medalhistas de ouro em 1976, eles nunca mais haviam passado das quartas até Paris-24.
– Significa muito. Estávamos esperando há tantos anos, eu estava esperando há muito tempo esse momento – celebrou o ponteiro – Na semifinal, eu disse a mim mesmo que eu precisava me concentrar e começar a jogar. Tentei dar mais ao time naquele momento e então comecei a entrar no jogo – completou.
Apesar da grande campanha até aqui e o marco de 48 anos quebrado, os poloneses não se contentam com isso e querem desbancar os donos da casa na decisão.
– O segundo lugar é quando você perde no vôlei. Não tem o mesmo sabor – disse Leon.
O Web Vôlei transmite, sem imagens, a grande final olímpica entre França e Polônia no YouTube e na Twitch.