Após a derrota para a França, nesta quarta-feira, pela última rodada da fase de classificação da Liga das Nações masculina, a Polônia reduziu o elenco e está quase definida para os Jogos Olímpicos.
O técnico belga Vital Heynen revelou alguns cortes e confirmou 11 dos 12 jogadores para Tóquio. A única dúvida é na posição de líbero. Damian Wojtaszek e Pawel Zatorski disputam a vaga restante no elenco da Polônia. O anúncio deverá acontecer apenas no fim da VNL, com os dois jogos restante sendo decisivos para a dupla.
Estão garantidos na Olimpíada os seguintes jogadores poloneses:
Levantadores: Fabian Drzyzga, Grzegorz Lomacz
Opostos: Lukasz Kaczmarek, Bartosz Kurek
Centrais: Mateusz Bieniek, Jakub Kochanowski, Piotr Nowakowski
Pontas: Michal Kubiak, Wilfredo Leon, Kamil Semeniuk, Aleksander Sliwka
Ele também definiu quem são os suplentes em Tóquio, caso algum titular se machuque e seja preciso realizar uma troca: o ponta Tomasz Fornal e o central Norbert Huber.
Foram preteridos o central Karol Klos, o oposto Maciej Muzaj, o ponta Bartosz Bednorz e o levantador Marcin Komenda, que substituía o lesionado Marcin Janusz.
Na Olimpíada, a Polônia terá como rivais na primeira fase Irã, Itália, Venezuela, Japão e Canadá. Na VNL, os poloneses duelarão na semifinal com a Eslovênia, no sábado.