A Polônia se negou a assinar a súmula da partida contra a Holanda, realizada nesta sexta-feira (16/6), em Hong Kong, pela segunda semana da Liga das Nações feminina (VNL). O motivo foi um erro citado pelo time na contagem dos pontos durante o segundo set.
Segundo apontam os dirigentes poloneses, a parcial foi encerrada no 24 a 21 a favor das holandesas, por uma falha no placar. O erro aconteceu no 9 a 8 para a Holanda. Após ataque de Fedusio, as holandesas admitem toque no bloqueio e assim evitam a paralisação para o desafio. O placar, porém, muda para 10 a 8 e não para 9 a 9. Na transmissão oficial da Volleyball World, o placar posteriormente é retirado da tela por alguns instantes. A Holanda então marca um ponto e o que seria o 10-9 é apontado como 11-9. O jogo então seguiu, sem contestação no momento. Quando o placar apontou 25 a 21, com as holandesas fazendo 2 sets a 0, o resultado correto seria 24 a 21.
Segundo Szymon Szlendak, a reclamação formal foi feita após o jogo, mas não aceita pela Federação Internacional (FIVB):
– Depois de longas discussões com os árbitros e os delegados técnicos da FIVB, nos recusamos a aprovar a súmula com a assinatura da capitã. Relatamos nossas dúvidas sobre a exatidão do resultado logo após constatar o erro no placar (9-12), mas o júri não o levou em consideração. O segundo set terminou com o placar de 21-24, então não pudemos concordar em assinar o documento. Aceitamos plenamente a superioridade das holandesas nesta partida, mas com a tecnologia que acompanha os jogos internacionais, não podemos concordar com um erro tão flagrante do comitê de arbitragem – reclamou.
No site e aplicativos oficiais da competição, o placar está registrado como oficial, já com toda atualização na classificação da Liga das Nações.