A Polônia deu uma aula de vôlei neste domingo (9/7), em Pasay City, nas Filipinas. Com uma sólida atuação em todos os fundamentos, a seleção europeia derrotou o Japão, líder da Liga das Nações masculina, por 3 sets a 0, parciais de 25-17, 25-19 e 25-18.
O resultado coloca a Polônia momentaneamente na segunda colocação da VNL, atrás apenas dos japoneses. Como os Estados Unidos são favoritos diante da Bulgária, no encerramento da rodada, o time de Leon, Sliwka & Cia. deverá cair para terceiro e assim enfrentar o Brasil, sexto, nas quartas de final. Vale lembrar que a fase final será disputada na Polônia, na cidade de Gdansk, a partir do dia 19 de julho.
Para vencer o Japão, neste domingo, a seleção polonesa contou com um altíssimo aproveitamento ofensivo, acima dos 60%. Leon foi o maior pontuador do time e do jogo, com 16 acertos (dez no ataque, três no bloqueio e três no saque). Um dos aces do ponteiro foi feito a 130 quilômetros por hora.
O oposto Kaczmarek e o ponteiro Sliwka colaboraram com 12 e 11 pontos, respectivamente. Pelo lado japonês, o técnico francês Phillipe Blain não utilizou alguns titulares: o ponteira Ran Takahashi, o levantador Sekita e o líbero Yamamoto. No decorrer do duelo, com a Polônia dominante, ele ainda poupou Ishikawa e Nishida. O ponteiro Otsuka liderou a pontuação com 11 acertos.
Líder da VNL do início ao fim, o Japão pode perder a liderança caso os Estados Unidos vençam a Bulgária, na próxima madrugada. Se terminar em primeiro, o time asiático enfrentará Sérvia ou França nas quartas (os franceses precisam ganhar da Alemanha, nesta noite, para a classificação entre os oito). Caso os americanos batam os búlgaros, o Japão cairá para segundo e pegará a Eslovênia na próxima fase.