X

Polônia avisa: não aceita jogar contra times russos

Carta da Confederação da Polônia com o posicionamento foi enviada para a FIVB. Texto deixa muito claro o apoio para a Ucrânia
Autor:

Compartilhe:

A Confederação de Vôlei da Polônia é mais uma a se posicionar fortemente contra a Rússia. Em uma carta enviada para a Federação Internacional (FIVB), ela diz que os clubes do país não entrarão em quadra para enfrentar rivais russos nas competições continentais.

É uma resposta clara à posição da Confederação Europeia, considerada “amena” demais. Mais cedo neste sábado, a CEV publicou uma nota oficial dizendo que os clubes russos não poderão jogar em casa nas partidas de Champions League, Copa CEV ou Copa Challenge no restante da temporada. As partidas seriam disputadas em campo neutro. Muitos países aguardavam a exclusão das equipes da Rússia das competições em disputa.

Nas quartas de final da Champions League masculina, o polonês Zaksa Kedzierzyn-Kozle terá o Dínamo Moscou pela frente.

“Por conta da invasão à Ucrânia, nós não vemos agora possibilidade a fazer uma disputa esportiva contra times da Rússia e de outros países que apoiam as agressões do Kremlin. Nossa posição é baseada em questões morais e também na preocupação com os atletas poloneses. Nós não ficaremos calados diante das agressões sem precedentes as quais a Ucrânia foi vítima. Queremos ressaltar também que não apontamos os atletas russos como responsáveis pelas ações dos seus governantes, mas não podemos ficar indiferentes diante das vítima dos conflitos. Ficaremos juntos dos nossos amigos ucranianos”, diz a nota assinada por Sebastian Swiderski, ex-jogador e atual presidente da Federação da Polônia.

Vários jogadores usaram as redes sociais para se posicionar contra a decisão da FIVB de manter o Campeonato Mundial masculino de seleções na Rússia.

Tags: PolôniaRússiaUcrânia

Últimas notícias