A reta final da Tauron Liga, o Campeonato feminino da Polônia, se aproxima, com ao menos uma brasileira já garantida na decisão da temporada 21/22, os confrontos de semifinais começaram nesta quinta-feira.
Jogando em casa, o Rzeszow sofreu para derrubar o LKS Lodz. A equipe do técnico Stephane Antiga conseguiu sair na frente no primeiro jogo da série, após estar perdendo por 2-0. O Rzeszow chegou a abrir 11-2 no primeiro set, mas tomou uma virada incrível, perdendo a parcial por 21-25. No segundo set, numa passagem de saque da levantadora Roberta o Lodz abriu 19-11 e acabou por vencer o set (25-17).
A chave para a remontada da equipe foi a mudança feita pelo técnico francês: a levantadora Binczycka e a brasileira Bruna Honório, ambas tinham começado o jogo no banco de reservas e entraram no lugar de Wenerska e Smarzek que faziam partida apagada. Depois disso o Rzeszow não perdeu mais e conseguiu reverter a desvantagem, vencendo os três sets em sequência: 25-16, 25-16 e 15-13.
A maior pontuadora do confronto foi a ponteira sérvia Jelena Blagojevic, com 21 pontos. Mas o título de MVP foi para a oposta brasileira que saiu do banco e foi decisiva. Bruna Honório marcou 16 pontos: 14 no ataque (41% de aproveitamento) e mais dois bloqueios. Pelo time de Lodz, a ponteira americana Veronica Jones-Perry foi a maior pontuadora com 22 pontos, enquanto a levantadora Roberta contribuiu com três pontos, um em cada fundamento. A ponteira Pietra entrou apenas no primeiro set para fazer passagem de fundo de quadra, saindo sem pontos.
O LKS Lodz não foi o único time da cidade a sair derrotado na rodada na Polônia. Isso porque o Chemik Police, da levantadora Naiane, confirmou o favoritismo na outra semifinal e venceu em sets diretos (25-16, 25-21 e 25-17). Jogando em casa, as atuais campeãs da competição não tomaram conhecimento do Budowlani Lodz. Com expressiva atuação, quatro jogadoras atingiram os dois dígitos na pontuação, Kakolewska (16), Brakocevic (13), Lukasik (13) e Wasilewska (10). Pelo lado derrotado, a oposta Cleger foi quem mais se destacou, com 18 acertos.
Os confrontos da volta ocorrem na próxima semana com mando invertido. Se Rzeszow e Chemik ganharem suas partidas por qualquer placar, irão reeditar as duas últimas finais da Tauron Liga. Nas quais o Chemik levou a melhor. Enquanto as equipes de Lodz, lutam para repetir a final da temporada 2018/2019, quando o LKS superou o Budowlani.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei