Líder da fase classificatória da VNL Feminina 2023, a Polônia é a primeira seleção a se garantir nas semifinais da competição E ela chega a esta fase do torneio pela primeira vez na sua história. O time comandado pelo técnico italiano Stafano Lavarini derrotou a Alemanha por 3 sets a 1 – parciais de 25-12, 21-25, 25-21, 26-24 -, na noite desta quarta-feira (12/7), na abertura da fase final da Liga das Nações, na cidade norte-americana de Arlington, no estado do Texas.
Os Estados Unidos, que encerraram a sua participação na primeira etapa na segunda colocação, com apenas duas derrotas em 12 jogos, vão enfrentar o Japão, ainda hoje, a partir das 21h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo SporTV. Nesta quinta-feira, o Brasil encara a China a partir das 12h30, por vaga na semifinal. Na sequência, às 16h, a Turquia encara a Itália. Os dois jogos serão transmitidos pelo SporTV e também pelo canal do Web Vôlei no YouTube. A Polônia aguarda agora a definição do seu adversário na semifinal, sábado, entre China e Brasil.
A ponteira alemã Orthmann foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos (21 de ataque e 1 de saque). O destaque da Polônia foi a oposta Stysiak, com 18 pontos (17 de ataque e 1 de saque), empatada com a ponteira Rozanski
Depois de tomar um passeio no primeiro set (perdeu por 25 a 12), a Alemanha equilibrou o jogo a partir da segunda parcial, com a ponteira Orthmann melhor no ataque e responsável por 12 pontos no set. Mas, o poderio ofensivo da Polônia nesta VNL falou mais alto. Mesmo no segundo set, quando as alemãs chegaram a abrir 7 pontos de vantagem no início, as polonesas buscaram o placar e chegaram a diminuir a diferença para dois pontos (21 a 19).
O fim do jogo foi com emoção. A Polônia abriu 23 a 20, mas a Alemanha empatou e teve a bola para passar à frente, mas errou o contra-ataque pelo meio de rede. As polonesas venceram a parcial por 26 a 24 e o jogo por 3 a 1.