O vôlei masculino da Polônia vive um momento ímpar de sua história. Pela primeira vez, duas equipes do país irão disputar a final da Champions League. Além disso, o atual bicampeão europeu é polonês: o Zaksa Kedzierzyn-Kozle. Nesta temporada eles tentarão o tricampeonato consecutivo, diante do Jastrzebski Wegiel. As duas principais equipes do país, rivais em tantas finais recentes, agora decidirão o título mais cobiçado. Mas enquanto a data da final da Champions não chega (marcada para 20/5), as equipes ainda seguem vivas em busca do título da liga nacional.
As semifinais do Campeonato Polonês masculino, a Plusliga, foram conhecidas nessa quarta-feira (19/4). Com três clubes já garantidos (Resovia, Jastrzebski e Zaksa), faltava a decisão do último confronto entre Zawiercie e Olsztyn, que veio a ser decidido só no quinto e último jogo da série. Com o apoio de seu torcedor, o Zawiercie confirmou o favoritismo e pegou a última vaga, com vitória por 3 a 1 (25-23, 24-26, 30-28 e 25-23). O oposto polonês David Konarski somou 20 pontos e foi eleito o MVP. O ponteiro sérvio Uros Kovacevic também foi destaque do time como maior pontuador com outros 26.
O Olsztyn, comandado pelo argentino Javier Weber e que terá o oposto brasileiro Alan em seu plantel na próxima temporada, disputará os playoffs de colocação, em busca do quinto lugar.
O Zawiercie obteve a segunda melhor campanha da fase classificatória e, agora, terá pela frente o Jastrzebski Wegiel, time comandado pelo argentino Marcelo Mendez. Ele passou com certa facilidade sobre o Gdansk nas quartas de final, vencendo os três jogos, confirmando a grande temporada na Polônia.
No outro lado da série, o Resovia, time que conta com o brasileiro Maurício Borges, também passou com facilidade sobre o Nysa, vencendo os três jogos da série. Agora, terá confronto duríssimo contra, nada menos, nada mais que o Zaksa. Mas o caminho trilhado pelos atuais campeões poloneses não foi fácil. Classificado como quarto na fase regular, o Zaksa encontrou o “encardido” time de Varsóvia. E a série, que prometia bastante equilíbrio, se mostrou ainda mais difícil, apesar do Zaksa ter vencido por 3-1. Três dos quatro embates foram decididos no tie-break, evidenciando o nível de dificuldade. Confira o chaveamento das semifinais da Plusliga:
(1°) Resovia x Zaksa (4°)
(2°) Zawiercie x Wegiel (3°)
As séries na Polônia continuam em melhor de 5, portanto, os finalistas terão que vencer três jogos. E segue uma ordem diferente do comum nas outras ligas, isso porque, os dois primeiros jogos acontecem na casa da equipe com melhor campanha, em dias seguidos. O início dos confrontos está previsto para este fim de semana.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei