A Polônia derrotou a Sérvia por 3 sets a 1 – parciais de 25-16, 23-25, 25-18, 25-22 -, na noite desta terça-feira (28), na cidade de Arlington, nos Estados Unidos, pela primeira rodada da segunda semana da VNL Feminina 2024. O time polonês, comandado pelo técnico italiano Stefano Lavarini, manteve-se na liderança da Liga das Nações com 5 vitórias em 5 jogos e 15 pontos. Mais cedo, o Brasil havia tomado a primeira colocação ao derrotar o Japão por 3 sets a 2. Polônia e Brasil são os dois únicos time invictos na VNL.
A oposta Stysiak, da Polônia, foi a maior pontuadora do jogo, com 23 acertos (21 de ataque e 2 de bloqueio). A ponteira Medrzyk contribuiu com 18 pontos (16 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). Os destaques da Sérvia foram a ponteira Lazovic, com 14 acertos e Uzelac – que defendeu o Fluminense na última temporada -, com 12 pontos.
A Sérvia é a primeira seleção a vencer ao menos um set das polonesas. A equipe de Lavarini venceu os seus quatro primeiros compromissos em Antalya, na Turquia, por 3 sets a 0. Ainda hoje, às 21h30, Estados Unidos e Canadá se enfrentam no Texas encerrando o primeiro dia de jogos da segunda semana da VNL. O SporTV vai transmitir.
Sérvia e Polônia já estão classificadas para a Olimpíada de Paris. o time sérvio, comandado pelo técnico italiano Giovani Guidetti ainda não conta com a sua principal jogadora, a oposta Tijana Boskovic, que só deve integrar a equipes nos Jogos da França. A Sérvia ocupa a 12ª colocação com quatro derrotas e uma vitória. Veja aqui a classificação da Liga das Nações.
A Polônia volta à quadra quinta-feira para enfrentar a Coreia do Sul, às 14h30. No mesmo dia, Sérvia tem pela frente a Turquia, às 21h30. Os horários são de Brasília.