Depois de uma derrota emblemática para os Estados Unidos ontem em sets diretos, a Polônia deu a volta por cima na Liga das Nações masculina de vôlei. Neste domingo (25/6), triunfo sobre a Itália por 3 sets a 1, parciais de 25-19, 28-26, 18-25 e 25-20, em Roterdã, na Holanda, no encerramento da segunda semana de disputas.
A Azzurra vinha de cinco vitórias seguidas na competição (Cuba, Alemanha, Irã, China e Sérvia). Mesmo com a confiança em alta e seus principais atletas em quadra, os atuais campeões mundiais oscilaram mais do que o permitido em um jogo deste nível.
A Polônia teve quatro jogadores na casa dos dois dígitos de pontuação neste domingo: o oposto Bartosz Kurek anotou 20, seguido pelo ponteiro Wilfredo Leon, com 16. Na sequência apareceu o central Jakub Kochanowski, com 14, tendo 80% de aproveitamento no ataque, alé, de quatro blocks. Por fim, o ponteiro Tomasz Fornal, uma das mudanças feitas por Nikola Grbic na equipe titular, colaborou com mais 12.
Pelo lado italiano, empate entre o ponteiro Daniele Lavia e o oposto Yuri Romanò com 18 pontos cada. Alessandro Michieletto terminou o duelo no banco, após anotar 14 pontos.
O resultado fez a Polônia ultrapassar a Itália na classificação da VNL, subindo para o quarto lugar, deixando a Azzurra em sétimo. Vale lembrar que os poloneses já estão classificados para as finais como sede.