A classificação da Polônia para as semifinais do Campeonato Europeu masculino de vôlei foi alcançada com sofrimento nesta terça-feira (12/9). Em Bari, na Itália, vitória de virada sobre a Sérvia por 3 sets a 1, parciais de 26-28, 25-15, 36-34 e 25-17.
Por uma vaga na decisão, a seleção polonesa enfrentará a Eslovênia, na quinta-feira, em Roma (ITA). A outra semi terá França e Itália, que superou a Holanda, no tie-break (19-25, 25-17, 25-16, 23-25 e 15-12), no encerramento da rodada.
O longo e disputado terceiro set (45 minutos) acabou sendo crucial para a definição da partida, após um início irregular de ambos os times. No primeiro set, foram 11 pontos dados em erro pelos poloneses. Na sequência, a linha de passe sérvia sucumbiu diante do saque da Polônia e ficou tudo igual no placar.
E o grande momento do confronto estava por vir. Os dois times mostraram bom volume de jogo, protagonizaram bons rallies e trocaram a liderança do placar várias vezes, em um jogo de altíssimo nível. Foram aces de lado a lado, fazendo os sets points mudarem de mão. Nikola Grbic já tinha em quadra Semeniuk, que substituiu Leon, até então maior pontuador da partida. E foi com o ponteiro reserva, em uma composição de bloqueio triplo, o fechamento da parcial.
– Tenho quase 100% de certeza que teríamos perdido o jogo caso o terceiro set fosse para a Sérvia – disse o central sincerão Jakub Kochanowski, após o domínio polonês na quarta parcial.
O oposto Lukasz Kaczmarek liderou a seleção polonesa na pontuação, com 21 acertos, seguido por Wilfredo Leon, com 19, mesmo sem atuar no quarto set. Os demais titulares do time também chegaram aos dois dígitos de pontuação: Aleksander Sliwka (13), Jakub Kochanowski (12) e Norbert Huber (11). Pelo lado sérvio, foram 19 pontos para o oposto Drazen Luburic e mais 18 para o ponteiro Miran Kujundzic.