A Seleção Brasileira está garantida nas finais da Liga das Nações feminina. A classificação foi assegurada após a vitória da Polônia sobre o Japão por 3 sets a 1, parciais de 25-23, 25-23, 19-25 e 25-22, nesta terça-feira, em Boryeong, na Coreia do Sul, na abertura da quinta etapa.
A oposto Smarzek liderou o time com 31 pontos. A levantadora Wolosz, do Conegliano e um dos principais nomes desta geração polonesa, ficou no banco de reservas.
Com o resultado, o Brasil não pode mais ser ultrapassado pelas próprias japonesas, confirmando a vaga entre os seis finalistas da VNL. Com sete vitórias e 21 pontos, o time asiático não pode mais superar o de José Roberto Guimarães, que soma nove triunfos e 28 pontos.
Também estão garantidos antecipadamente Itália e Turquia, com dez vitórias cada, e a China, país-sede.
Os Estados Unidos, com nove triunfos e 27 pontos, só ficará fora caso perca os três jogos que ainda tem pela frente, por 3 a 0 ou 3 a 1, além de contar ainda com vitórias japonesas sem perder sets.
Para o Japão, a derrota no confronto direto para a Polônia foi praticamente mortal. As europeias se consolidaram na sexta posição, com oito vitórias e 24 pontos, e estão garantindo a última vaga. Para avançar sem a precisa de fazer contas, as polonesas precisam bater República Dominicana e Coreia do Sul nas próximas rodadas. Para as japonesas restará vencer os mesmos rivais e torcer por tropeços da Polônia.
Confira a classificação completa, resultados e próximos jogos da VNL.