X

Polônia volta à final olímpica depois de 48 anos

Segundo finalista sai do duelo entre franceses e italianos. A Polônia garantiu o seu lugar de forma emocionante, no tie-break
Autor:

Compartilhe:

Pela primeira vez desde 1976, nos Jogos de Montreal, no Canadá, a Polônia fará uma final no vôlei olímpico. Nesta quarta-feira (7/8), em Paris, vitória polonesa sobre os Estados Unidos por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 25-27, 14-25, 25-23 e 15-13.

A Polônia agora aguarda por França ou Itália para mais uma final europeia na competição: a sétima em 15 edições. O Web Vôlei transmite, sem imagens, a segunda semi a partir das 15h, no YouTube e na Twitch.

Atuais líderes do ranking mundial, os poloneses viveram um bom período longe dos grandes resultados nos Jogos. Medalhistas de ouro em 1976, eles nunca mais haviam passado das quartas até Paris-24.

A presença nesta final definitivamente grava na história a atual geração. Kurek, o atual capitão, já havia tentado outras vezes e acumulava frustrações. E agora consegue sendo muito auxiliado por Leon e Fornal.

O ponteiro cubano naturalizado é disparado o grande nome do time em Paris. Tem sido o maior pontuador e muito decisivo em momentos importantes, como na reta final do tie-break do jogo com o Brasil, por exemplo, e no quarto set desta quarta-feira.

Na semi contra os Estados Unidos, Leon anotou 26 pontos, ajudando a transformar a Arena Paris Sul em algo parecido com Lodz, Katowice ou Varsóvia. Fornal, por sua vez, usou os conhecidos afrontes para entrar no jogo e ainda desestabilizar os rivais. Arbitragem chegou a intervir para evitar algo pior com Christenson no quarto set. Ele foi crescendo de produção no melhor estilo Fornal, fazendo 13 pontos.

Do lado americano, 24 pontos para Matt Anderson.  Para ele, resta o bronze na despedida da seleção americana.

Por Daniel Bortoletto, em Paris

Tags: Estados UnidosPolônia

Últimas notícias