A última rodada da fase de grupos do Torneio de Montreux, na Suíça, nesta quinta-feira, obrigou alguns participantes a utilizarem a calculadora para conhecerem o futuro. Turquia, Tailândia e Itália terminaram empatados com duas vitórias e uma derrota, com o mesma pontuação (seis) e com o mesmo set average (1,4) pelo Grupo B. Desta forma, a definição dos dois classificados nos pontos average (divisão entre os feitos e os sofridos).
As italianas com 1,067 passaram em primeiro lugar, seguidas pelas tailandesas com 1,050. As turcas, com 1,025, ficaram fora da semi. O confronto direto entre Turquia e Tailândia hoje acabou sendo decisivo. As europeias venceram por 3 a 1 (22-25, 25-19, 25-21 e 26-24) e teriam avançado com o 3 a 0 ou com uma diferença maior de pontos na quarta parcial.
No grupo A, a China, em tese um das favoritas, acabou eliminada. As semifinais terão Itália x Japão e Tailândia x Polônia.
Vale lembrar que as seleções em Montreux não estão utilizando força máxima. A temporada de clubes ainda nem terminou, com Novara e Conegliano, duas das potências europeias e recheadas de craques internacionais, disputarão a final da Champions League, em Berlim (ALE). Além disso, os treinadores das principais seleções do planeta pouparão muitas atletas neste início da Liga das Nações, preservando-as para a fase final ou para os Pré-Olímpicos.
A Itália, atual vice-campeã mundial, conta no torneio suíço com poucas jogadoras bastante utilizadas por Davide Mazzanti nas grandes competições recentemente. Estão atuando a levantadora Malinov e a ponta Lucia Bosetti, por exemplo. A eliminada Turquia é uma das exceções, já que conta com Ozbay, Baladin, Boz, Karakurt e Gunes.
LEIA TAMBÉM
+ Leal é inscrito para defender o Brasil na Liga das Nações
+ Civitanova vira sobre o Perugia e conquista o Italiano