A campanha do vôlei masculino do Brasil na Universíade, na Alemanha, começou com vitória nesta quinta-feira (17/7). A equipe comandada pelo técnico Fabiano Magoo derrotou Portugal por 3 sets a 1, parciais de 25-20, 25-23, 21-25 e 25-21.
A partida foi válida pelo Grupo A, formado ainda por Taiwan e Austrália. No outro duelo do dia, os australianos venceram também por 3 a 1, dividindo assim a liderança da chave com o Brasil.
Nesta sexta-feira, a Seleção Brasileira voltará a atuar diante de Taiwan, a partir das 9h. Caso vença novamente e no outro duelo a Austrália passe por Portugal, a classificação para as quartas de final estará sacramentada de forma antecipada.
Diferentemente do time base utilizado na Copa América, que serviu como preparação, Magoo não iniciou a partida com Sabino na saída de rede. Samuel foi o titular e deu conta do recado, marcando 20 pontos: 17 no ataque, com 56% de aproveitamento, e três no saque.
Na sequência vieram o ponteiro e capitão Paulo, com 14, e os meio de rede Geovane e Pietro, com 13 e 12, respectivamente. Magoo mexeu bastante, principalmente entre os ponteiros, com Leo Lukas, Gui Amorim e Gabriel Ostapechen sendo utilizados.
No torneio feminino de vôlei da Universíade, a Seleção Brasileira já está garantida nas quartas de final após duas vitórias.