O Dentil/Praia Clube não teve dificuldades para derrotar o Brasília por 3 sets a 0 – parciais de 25-20, 25-20 e 25-17 – na noite desta quarta-feira, na Arena do Praia, em Uberlândia, no encerramento da segunda rodada do Campeonato Mineiro Feminino 2020, depois de ter vencido o Renata Valinhos pelo mesmo placar, na estreia, terça-feira.
Mais cedo, o Itambé/Minas derrotou o Valinhos em sets diretos. Com isso, os dois times mineiros chegam invictos para o duelo desta quinta-feira, às 20h, com transmissão pela TV NSports, valendo o título do Estadual. Antes, às 18h, Valinhos e Brasília se enfrentam pelo terceiro lugar.
O Praia é o atual campeão mineiro. Na última Superliga, as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. Os rivais decidiram quatro títulos, três deles vencidos pelo time do Triângulo: a Supercopa, o Mineiro e o torneio amistoso Rio-Minas. As minastenistas conquistaram o Sul-Americano em cima das adversárias, em Uberlândia. Na temporada 2019/2020 houve também um duelo internacional, pelo quinto lugar do Mundial de Clubes da China, em dezembro do ano passado, com vitória do Minas por 3 sets a 2.
O técnico Paulo Coco aproveitou o jogo desta quarta-feira para colocar todo mundo para jogar. Comparando-se as atuações de Minas e Praia nos dois primeiros jogos, as donas da casa parecem chegar um pouco mais preparadas, com as ponteiras mais efetivas que as do Minas. Mas, é claro, como se trata de um clássico entre duas das maiores equipes do Brasil, tudo pode acontecer.
A equipe do técnico Paulo Coco conta com a oposta dominicana Martinez, que foi o destaque das duas partidas, sem nenhuma dificuldade em colocar as bolas no chão. Muitas vezes atacando por cima do bloqueio. A ponteira Fê Garay segue fora do grupo, poupada. As ponteiras titulares foram Mari Paraíba e a holandesa Ane Buijs.
A central Carol falou da expectativa para a final desta quinta.
– Amanhã vai ser um jogo muito forte. É a nossa décima semana de treinamento, não fizemos nenhum amistoso. É um jogo mito importante, um clássico, mas o fundamental agora é dar continuidade ao nosso trabalho, sem atropelar etapas. O campeonato terminou ano passado sem uma grande final. O Minas é um grande rival. Jogar contra elas é sempre uma grande emoção. Não interessa se é amistoso ou torneio, a gente quer ganhar e o lado de lá também. Com certeza a emoção será grande – disse a meio-de-rede.