O Praia Clube, em Uberlândia (MG), foi reconhecido como Centro de Excelência de Vôlei de Praia pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) neste sábado (29/4), durante a realização da etapa Elite 16 do Circuito Mundial. O Praia é o primeiro clube do mundo a receber o reconhecimento.
O presidente do Praia Clube, Guto Braga, o campeão olímpico e embaixador da FIVB, Giba, o presidente da Confederação Sul-Americana de Vôlei, Marco Túlio, o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes, estiveram presentes e inauguraram um monumento que simboliza o marco.
– Nos tornamos um centro de referência para treinamento de todas as seleções do mundo e de todos os projetos que a Federação Internacional de Vôlei promove com países emergentes no vôlei de praia em campings, em condições de treinamento. Isso para nós é fantástico – explicou o presidente do Praia Clube, Guto Braga
Com a chancela da FIVB, o Praia poderá receber atletas e seleções nacionais e internacionais para treinamentos e competições.
– Isso representa muito mais do que estamos vendo. O ‘livro’ do Centro de Excelência de Vôlei de Praia que está sendo escrito, o mundo inteiro vai querer copiar. E o Praia Clube está sendo pioneiro nessa trajetória da evolução do voleibol de praia mundial. É uma estrutura para formar novos campões – disse Giba.
Referência no vôlei de praia
O Praia Clube é o primeiro clube do Brasil a oferecer um centro de treinamento completo à modalidade em um ciclo olímpico. Logo no primeiro ano do projeto, a dupla Duda/Ana Patrícia foi campeã mundial em Roma, na Itália, venceu etapas do Circuitoe assumiu o topo do ranking mundial. Além delas, as duplas Tainá/Victória, atual número 24 do mundo, e Saymon/Vinícius defendem lube.
Em 2022, o clube mineiro recebeu as finais do Circuito Sul-Americano da modalidade e a etapa brasileira Elite 16 do Circuito Mundial. Neste ano, as duas competições estão no calendário das competições de areia do Praia Clube.