O Dentil/Praia Clube não teve vida fácil nesta sexta-feira 13. O líder invicto da Superliga feminina 2022/2023 teve trabalho para derrotar o aguerrido Brasília por 3 sets a 1, com parciais de 25-18, 22-25, 25-20 e 25-21, em Uberlândia (MG), pela primeira rodada do segundo turno.
Foi o 12º triunfo do time de Paulo Coco em 12 jogos da competição. Agora são oito sets perdidos, quase a metade em comparação com o segundo neste quesito (o Sesi Bauru, com 15). São 34 pontos do Praia na classificação da Superliga, 12 a mais do que o Osasco/São Cristóvão Saúde. Um domínio total!
Essa superioridade, porém, não ficou assim tão nítida no duelo com o nono colocado. O técnico Duda Nunes surpreendeu ao deixar no banco de reservas duas de suas principais jogadoras: a oposta Arianne e a central Camila Paracatu. A ausência da maior pontuadora do Brasília abriu espaço para uma atuação surpreendente e muito boa da oposta Amanda. Apenas no segundo set, ela marcou 12 pontos. No total, foram 26.
Já o Praia, depois de dominar o primeiro set, passou a oscilar demais. O saque deixou de incomodar a linha de passe adversária, o bloqueio não teve a eficiência de rodadas passadas e os erros passaram a irritar Paulo Coco. As visitantes chegaram a ter vantagem no terceiro set, mas não conseguiram manter a frente. E muito por conta da atuação de Tainara, decisiva nos contra-ataques. A selecionável terminou com 24 pontos.
O quarto set ficou equilibrado até o 14º ponto. O Brasília conseguia incomodar a linha de passe das mineiras, que muitas vezes precisavam do peso de bola de Brayelin Martinez e Tainara para manter o sideout. Com o crescimento do volume de jogo, o Praia passou a gerar mais contra-ataques para sacramentar a vitória. O Troféu VivaVôlei ficou com a central dominicana Jineiry Martinez.
Na próxima quinta-feira (19/1), o Brasília fará um confronto direto para seguir sonhando com o G8, diante do Barueri, no Sesi Taguatinga, às 21h30, com transmissão do Sportv2 e do Canal Vôlei Brasil. Já o Praia jogará na sexta, no Tijuca, no Rio de Janeiro, diante do Sesc RJ Flamengo, às 21h, com exibição pelo Sportv2.