Uma semana depois de conquistar o título da Superliga Feminina em cima do Gerdau Minas, o Dentil Praia Clube voltou a vencer o maior rival numa final. Num jogo equilibrado, venceu por 3 sets a 2 – parciais de 25-16, 17-25, 27-25, 12-25, 15-11 -, na noite deste domingo (14/5), em Uberlândia (MG), e conquistou o título do Sul-Americano de Clubes pela segunda vez na sua história – foi campeão também em 2021.
O Minas buscava seu sétimo título na competição. Levantou a taça em 1999, 2000, 2018, 2019, 2020 e 2022. Minas e Praia fizeram a quinta final consecutiva do torneio e garantiram vaga o Mundial de Clubes, que vai acontecer em dezembro, em sede ainda a ser definida pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB).
O Sesi Bauru terminou o Sul-Americano na terceira colocação após derrotar o Regatas Lima por 3 a 0 na abertura da rodada deste domingo, na disputa do bronze. No total da temporada, Minas e Praia conquistaram dois títulos em cima de cada um. As mineiras da capital comemoraram o Mineiro e a Copa Brasil e as comandadas pelo técnico Paulo Coco levaram no Sul-Americano e na Superliga.
O Minas deu mais trabalho para o Praia que na final da Superliga, quando caiu por 3 a 0, mas errou muito nos momentos decisivos do jogo, como no terceiro set, quando vencia por 5 pontos de diferença e levou a virada na reta final. No tie-break, deu pane na recepção e deixou o Praia abrir 6 a 1 rapidamente, com Claudinha no saque.
Para o Minas, fica o aprendizado de uma temporada em que sofreu com a falta de entrosamento das jogadoras com a levantadora Pri Heldes. Enquanto Claudinha distribuiu com tranquilidade, o que se viu do lado minastenista foi um show de bolas baixas na ponta e Thaisa e Julia Kudiess recebendo poucas bolas pelo meio. O saque do Praia, por outro lado, cumpriu bem o seu papel. Peña foi a jogadora mais caçada em quadra.
DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Anne Buijs, Jineiry Martinez, Carolana, Brayelin Martinez, Kasiely e Suelen (líbero). Entraram: Tainara, Vanessa Janke, Lyara, Ariane. Técnico: Paulo Coco
GERDAU MINAS: Pri Heldes, Kisy, Thaisa, Julia Kudiess, Pri Daroit, Peña e Nyeme (líbero). Entraram: Jacke, Valdez, Luiza Vicente, Pri Souza. Técnico: Nicola Negro