Numa partida digna de decisão, com um tie-break nervoso – depois de estar perdendo por 10 a 7 na parcial – o Dentil Praia Clube virou e venceu o Sesc RJ Flamengo por 3 sets a 2 – parciais de 25-22, 21-25, 25-19, 22-25, 16-14 -, na noite desta terça-feira, diante de um Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, lotado, para empatar o playoff das semifinais da Superliga Feminina em 1 a 1. As cariocas ganharam o primeiro confronto, semana passada, em Uberlândia, por 3 a 0. A vaga na final será decidida na próxima sexta-feira, no Triângulo Mineiro.
A ponteira holandesa Anne Buijs comandou os contra-ataques do Praia, marcou 27 pontos e ficou com o Troféu Viva Vôlei. A dominicana Brayelin pontuou 20 vezes. No Sesc RJ Flamengo, quem mais pontuou foi a norte-americana Roni, com 27 acertos. O time mineiro segue vivo e repete, pelo menos até agora, a história da semifinal da Superliga 2021/22, quando também perdeu o primeiro confronto em casa por 3 a 0, venceu o segundo no Rio por 3 a 2.
Com o passe na mão, o que não aconteceu no confronto em Uberlândia, Claudinha abusou das bolas de meio com Carol e Jineiry no início. A central vice-campeã olímpica que marcou apenas três pontos na última sexta-feira já tinha quatro pontos na metade do primeiro set. O saque da equipe mineira fez efeito e Brie King teve de jogar basicamente com bolas altas pelas extremidades, facilitando a marcação do Praia.
O segundo set começou equilibrado, com o Praia sempre na frente um ponto, até que em dois contra ataques o Sesc RJ Flamengo virou para 15 a 14 e, pouco depois, com Michelle no saque, ampliou a vantagem para 21 a 17. Paulo Coco colocou Tainara no jogo, mas logo na primeira bola ela foi bloqueada por Juciely e voltou para o banco. As rubro-negras administraram a vantagem para empatar o jogo vencendo por 25 a 21.
O Praia voltou novamente agressivo no saque na terceira parcial e, com Anne pontuando nos contra-ataques, abriu uma vantagem de cinco pontos: 14 a 9. Brayelin e Anne foram as grandes protagonistas do set para colocar as mineiras novamente na frente do jogo.
O quarto set parecia tranquilo para o Sesc RJ Flamengo, que abriu logo 3 a 0, depois 8 a 4 e fez 16 a 8. Mas, o Praia voltou a sacar bem e a amortecer o sideout rubro-negro e foi diminuindo a vantagem até chegar em 19 a 21, aproveitando a rede de duas atacantes do time carioca que empacou. A reação praiana ficou por aí e as cariocas fecharam o set para empatar o duelo novamente.
No tie-break, empurrado pela torcida, o Sesc RJ Flamengo foi mais eficiente nos ataques e abriu três pontos de frente 10 a 7, incendiando o Tijuca. Mas, o Praia não se entregou. Em um erro de ataque das rivais e um bloqueio de Jineiry em Valquíria, as mineiras empataram em 12 a 12, obrigando Bernardinho a pedir tempo. A jovem Helena entrou no 13 a 13 para aumentar o bloqueio e acabou fazendo o ponto do match point, numa bola que sobrou de xeque na rede. Foi a vez de Paulo Coco parar o jogo. Bernardinho colocou Marcelle para passar na reta final, mas ela errou os dois passes que garantiram a vitória do Praia em 16 a 14.
A outra semifinal está sendo disputada entre Gerdau Minas e Osasco São Cristóvão Saúde. Os dois times estão se enfrentando neste momento em Belo Horizonte. As mineiras venceram o primeiro confronto e podem confirmar a vaga ainda hoje. As paulistas precisam vencer para forçar o terceiro jogo, sexta-feira, no Liberatti.
SESC RJ FLAMENGO: Brie King, Sabrina, Juciely, Valquíria, Roni, Michelle e Laís (líbero). Entraram: Gabiru, Helena, Bruna Honório, Marcelle. Técnico: Bernardinho.
DENTIL PRAIA CLUBE: Claudinha, Brayelin Martinez, Jineiry Martinez, Carol, Kasiely, Anne Buijs e Suelen (líbero). Entraram: Vanessa Janke, Ju Perdigão, Lyara, Ariane, Letícia Hage e Tainara. Técnico: Paulo Coco.