Um dos grandes nomes do voleibol brasileiro, Isabel Salgado foi referência dentro e fora das quadras. Além do enorme talento, sempre buscou aproximar o esporte de causas sociais relevantes. Para honrar este legado, o Prêmio Isabel Salgado premiará projetos de atletas, ex-atletas e empreendedores sociais que promovam transformações sociais por meio do esporte (leia mais no site oficial). Também capacitará e apoiará quem deseja tirar iniciativas sociais do papel. Lançado nesta terça-feira (24/9), no Rio de Janeiro, o projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, tem o Instituto da Criança como gestor social e operacional, e conta como o apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
– Desejamos que o esporte possa ser cada vez mais legitimado como um meio para promover a inclusão, igualdade e a transformação social. Além do poder que ele possui, temos a visibilidade e a capacidade de influenciar a sociedade, nos tornando protagonistas dessa mudança, assim como fez a minha mãe, que sempre acreditou no potencial do esporte como agente transformador, capaz de mudar vidas – afirma Maria Clara Salgado, filha da Isabel e atleta de vôlei de praia, que desenvolveu o projeto.
– Isabel sempre será inspiração, por sua trajetória como atleta e como cidadã. Na CBV, buscamos levar o esporte além dos jogos e competições, como ferramenta para o desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e mais humano. São conceitos que vemos fortemente refletidos no projeto do Prêmio Isabel Salgado. Estamos muito felizes de apoiar essa iniciativa e mais uma vez homenagear Isabel – diz o presidente da CBV, Radamés Lattari.
– Como fã e apoiador do esporte brasileiro, o Banco do Brasil acredita que aliar modalidades esportivas com a sustentabilidade, com o cuidado com as pessoas, é uma importante ferramenta de integração social. Estamos sempre em busca do protagonismo no fomento e evolução do esporte de maneira sustentável e perene. Esse trabalho contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar das pessoas e tem potencial de mudar o futuro de milhares de brasileiros. É motivo de orgulho fazer parte deste projeto – comenta Paula Sayão, diretora de marketing e comunicação do BB.
Para participar
Atletas, ex-atletas e empreendedores sociais poderão submeter seus projetos a um processo público de seleção, que identificará propostas, que inicialmente deverão ser vinculadas ao voleibol. Pessoas que desejarem desenvolver projetos sociais que tenham o voleibol entre suas atividades também poderão se inscrever no edital, que será dividido em 3 categorias.
– Aurora, para atletas e ex-atletas com projetos sociais ativos – os projetos premiados receberão um aporte financeiro, um troféu e o brasão Isabel Salgado, que significa que o atleta ou ex-atleta é engajado socialmente.
– Raízes, para empreendedores sociais com projetos sociais ativos – os projetos premiados receberão aporte financeiro e um troféu.
– Semente, para pessoas que desejam iniciar um projeto social. Os projetos premiados receberão uma capacitação em Gestão de Projetos Sociais e poderão receber um aporte financeiro semente.