O Brasil assumiu a liderança do ranking feminino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). Após bater a Itália na semifinal do Campeonato Mundial por 3 a 1, a equipe de José Roberto Guimarães ultrapassou a Azzurra, que era a primeira colocada.
Por pouco, a seleção italiana também não perdeu a vice-liderança, ficando agora empatada com a Sérvia, que enfrentará o Brasil na decisão de sábado, às 15h, com transmissão do Web Vôlei. As sérvias chegam à final invictas, com 11 vitórias em 11 jogos e são as atuais campeãs mundiais – venceram justamente a Itália na decisão de 2018.
Vale lembrar que o ranking mundial é atualizado a cada jogo desde o ano passado, quando a Federação Internacional anunciou as novas regras, no intuito de incentivar as seleções a participarem de todas as competições com suas forças máximas, para valorizar os torneios menores, como a Liga das Nações. Pelas novas regras do ranking, o algoritmo leva em conta vários fatores para definir a pontuação. Um deles é a diferença de posicionamento dos times em quadra. Uma “zebra” conta muito mais pontos do que uma vitória esperada.
O ranking, inclusive, será levado em consideração para a definição das vagas olímpicas, com a classificação dos primeiros diretamente para Paris-2024.
O top 10 feminino atualizado em 12 de outubro. O ranking completo pode ser visto no link no site da FIVB.
1 – Brasil – 393 pontos
2 – Itália – 381
3 – Sérvia – 381
4 – Estados Unidos – 364
5 – China – 338
6 – Japão – 316
7 – Turquia – 299
8 – Rússia – 278
9 – República Dominicana – 262
10 – Polônia – 252