X

Ranking: Itália e Brasil separados por um ponto

Azzurra assumiu a liderança, neste sábado, após atropelar a China. O Brasil vem na cola, na segunda posição do ranking mundial
Autor:

Compartilhe:

A disputa pela liderança do ranking da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) será um capítulo à parte na reta final do Campeonato Mundial feminino.

Com os jogos já realizados neste sábado, a Itália retomou a liderança do Brasil pela diferença mínima: um pontinho separa a Azzurra da equipe de José Roberto Guimarães. Por ter vencido a China por 3 a 0, a seleção italiana somou 9,55 pontos, enquanto o Brasil ganhou apenas 1,13 por bater a Bélgica em quatro sets.

Vale lembrar que o ranking mundial é atualizado a cada jogo desde o ano passado. Pelas novas regras do ranking, o algoritmo leva em conta vários fatores para definir a pontuação. Um deles é a diferença de posicionamento dos times em quadra. Uma “zebra” conta muito mais pontos do que uma vitória esperada. Uma vitória sobre um time bem posicionado, como no caso de Itália x China, também vale demais.

O ranking, inclusive, será levado em consideração para a definição das vagas olímpicas, com a classificação dos primeiros diretamente para Paris-2024. A Federação Internacional anunciou as mudanças em abril.

Outra novidade foi a Turquia ser ultrapassada pelo Japão após perder mais uma vez, desta vez para a Sérvia, agora terceira colocada.

O top 10 feminino atualizado em 8 de outubro. O ranking completo pode ser visto no link no site da FIVB.

1 – Itália – 384 pontos
2 – Brasil – 383
3 – Sérvia – 372
4 – Estados Unidos – 365
5 – China – 338
6 – Japão – 307
7 – Turquia – 310
8 – Rússia – 278
9 – República Dominicana – 266
10 – Holanda e Bélgica – 250

Tags: BrasilItáliaRanking

Últimas notícias