O fim das quartas de final da Liga das Nações mexeu com o ranking mundial masculino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB). E a principal mudança não é boa para o Brasil.
Com a eliminação nas quartas de final diante dos Estados Unidos, o time de Renan Dal Zotto perdeu dez pontos e agora está com a mesma pontuação da França. Os franceses somaram seis pontos pela vitória sobre o Japão e deixarão o Brasil para trás caso se classifiquem para a final.
Com a ótima campanha na Liga das Nações, a Itália se aproxima do grupo dos líderes e está apenas dez pontos atrás de Brasil e França, sendo mais uma ameaça caso conquiste a VNL em casa.
A liderança segue com a Polônia, outra semifinalista. Os atuais bicampeões do mundo somaram a menor pontuação possível com a vitória sobre o Irã no tie-break: 0,01 ponto.
Vale lembrar que o ranking mundial é atualizado a cada jogo desde o ano passado. Pelas novas regras do ranking, o algoritmo leva em conta vários fatores para definir a pontuação. Um deles é a diferença de posicionamento dos times em quadra. Uma “zebra” conta muito mais pontos do que uma vitória esperada.
O ranking, inclusive, será levado em consideração para a definição das vagas olímpicas, com a classificação dos primeiros diretamente para Paris-2024. A Federação Internacional anunciou as mudanças em abril.
Ranking masculino atualizado em 22 de julho:
1 – Polônia – 391 pontos
2 – Brasil – 360
3 – França – 360
4 – Rússia – 352
5 – Itália – 350
6 – Estados Unidos – 331
7 – Argentina – 280
8 – Irã – 278
9 – Japão – 273
10 – Eslovênia – 259