Mesmo em sua quinta temporada seguida na Polônia, a ponteira Regiane, do LKS Lodz, ainda mostra saudades do Brasil. Em entrevista à Liga local, experiente atleta de 38 anos revela que se adaptar à nova culinária é um dos pontos mais difíceis em sua nova realidade.
– (Sinto mais falta dos) bares com comida brasileira e, claro, da família e dos amigos. Quanto às iguarias brasileiras, temos a feijoada. Temos também grelhados muito bons, que são os melhores do mundo. Felizmente, na Polônia tenho amigos brasileiros em Varsóvia e junto com eles podemos de alguma forma sobreviver com nossos hábitos brasileiros. Mas este não é o meu primeiro ano na Polónia, por isso não tenho problemas com nada e sinto-me muito confortável aqui – comentou Regiane.
Regiane está em sua terceira temporada defendendo as cores do Lodz. A primeira passagem dela foi entre 2017 e 2019, quando ajudou o time a ser campeão do Campeonato Polonês. Depois, a ponteira atuou pelo Perugia (ITA) e voltou para ao país do Leste Europeu. Foram quatro times diferentes entre o ano de 2020 e o primeiro semestre deste ano.
Já em 2023/2024, Regiane defendeu o Bielsko Biala. Ela foi fundamental para a conquista do título da Copa da Polônia, justamente contra o Lodz na final. A ponteira revela que o acolhimento da cidade de Lodz foi fundamental para a sua escolha de voltar.
– Estou feliz por estar de volta porque tenho relações muito boas com o clube e com os torcedores. Também gosto muito da cidade de Lodz, que é grande e agradável o suficiente para se sobreviver. Estou feliz por poder voltar. Agora temos jogadoras completamente diferentes de quando joguei pelo LKS nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019. Naquela época, dependíamos mais de jogadoras experientes e agora temos mais meninas no time. Agora sou a mais velha da equipe, mas não tenho problemas com isso e me sinto muito bem. Estou pronto para ajudar as meninas – revelou.
Regiane também comentou sobre o início do LKS Lodz no Campeonato Polonês 2024/2025. Após oito jogos, são sete vitórias e uma derrota por 3 sets a 2, desempenho que deixa a torcida empolgada. A ex-jogadora da Seleção Brasileira explica:
– Estamos em primeiro lugar porque trabalhamos muito nos treinos e na preparação para os jogos. Estamos sempre tentando alcançar a posição mais alta na tabela. Trabalhamos também para conseguir resultados ainda melhores e somar ainda mais pontos, para que a diferença entre nós e as outras equipes seja maior. Agora estamos muito concentrados e nos preparando nas melhores condições possíveis para a partida de sábado contra o Rzeszow.
As duas equipes têm grande rivalidade no voleibol polonês, protagonizando grandes embates nos últimos anos. Na atual temporada, o Rzeszow conta com Sabrina e Bruna Honório no elenco.
– Me lembro muito bem dos nossos confrontos nas semifinais na luta pela promoção às finais da Liga na temporada 2017/2018. Embora eu estivesse com uma lesão e não podia jogar, lembro que depois de duas partidas, o placar estava 1 a 1 e a terceira partida decisiva aconteceu em Rzeszow. Embora o LKS estivesse perdendo por 2 a 1 nos sets e tivesse uma grande derrota para compensar no quarto set (21 a 15), venceu a partida no tie-break e avançou para a final. Também me lembro de partidas acirradas com Rzeszow na Copa da Polônia – conclui ela, que nesta temporada precisou atuar como líbero em alguns jogos.